Redes sociais criam coalizão de combate ao terrorismo

Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube prometeram compartilhar suas melhores ferramentas tecnológicas para combater o extremismo

por Nathália Guimarães ter, 27/06/2017 - 10:28
Reprodução Facebook é um dos integrantes da nova coalizão antiterrorista Reprodução

Quatro dos principais gigantes da internet anunciaram nesta segunda-feira (26) que formaram um grupo para combater o terrorismo através de um trabalho conjunto, da promoção de pesquisas e da colaboração com outras organizações e instituições. As empresas Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube prometeram compartilhar suas melhores ferramentas tecnológicas e organizacionais desenvolvidas por cada uma delas para isso.

As ações do grupo vão se concentrar principalmente na aprimoração de soluções tecnológicas - em particular no aprendizado de máquina - para detectar com mais eficiência e excluir com mais agilidade este tipo de conteúdo. Também serão comissionadas pesquisas para guiar estes esforços contra o terrorismo.

"Vamos trabalhar com especialistas em antiterrorismo, incluindo governos, grupos da sociedade civil, acadêmicos e outras companhias para engajar em troca de conhecimento sobre terrorismo", informaram as empresas, em comunicado.

Em dezembro, o Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube anunciaram a criação de uma base de dados comum para agilizar a remoção de conteúdo extremista de suas plataformas. A iniciativa chega no momento em que os EUA e a Comissão Europeia têm apelado repetidamente nos últimos meses para que as redes sociais intensifiquem a sua luta contra a propaganda jihadista.

"Acreditamos que trabalhando lado a lado e compartilhando os melhores elementos tecnológicos e operacionais dos nossos esforços individuais, podemos ter um maior impacto sobre a ameaça do conteúdo terrorista na rede", declarou o grupo.

LeiaJá também

--> Rússia diz que Telegram foi usado para arquitetar atentado

--> Facebook ataca terrorismo online com tecnologia de ponta

COMENTÁRIOS dos leitores