EUA fazem recall de marcapassos que podem ser hackeados
Aparelhos estão implantados em 465 mil pacientes
A Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador dos EUA similar à Anvisa, está alertando o público para um recall de cerca de meio milhão de marcapassos vulneráveis a ações de hackers que podem prejudicar a forma como o dispositivo opera.
O órgão do governo emitiu um alerta de segurança informando que a empresa Abbott, anteriormente conhecida como St. Jude Medical, está tomando ações corretivas. Estes aparelhos estão implantados em 465 mil pacientes.
"Com os dispositivos médicos se tornando cada vez mais interconectados com a internet, as redes de hospitais, smartphones e outros equipamentos, existe um risco crescente de exploração de vulnerabilidades, algumas delas podendo afetar como o dispositivo opera", afirma a FDA, em comunicado.
A empresa desenvolveu uma atualização de firmware para todos os marcapassos afetados, que foi aprovado pela FDA. Indivíduos cujos dispositivos estão incluídos no recall precisam visitar seus profissionais de saúde para iniciar a atualização, que leva aproximadamente três minutos.
LeiaJá também