Robô estreia como maestro em concerto na Itália
Apresentação, realizada na última terça-feira (12), foi vista por 800 pessoas
Um robô chamado YuMi fez sua estreia como maestro em um concerto na Itália, liderando uma orquestra ao lado do renomado tenor italiano Andrea Bocelli em três músicas, incluindo "La Donna è Mobile", da ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi. O YuMi foi criado pela empresa de tecnologia ABB. A apresentação, realizada na última terça-feira (12), foi vista por 800 pessoas.
A ABB diz que o desempenho do robô foi criado a partir da captura de movimentos do maestro Andrea Colombini com um processo conhecido como programação direta para seguir seus movimentos meticulosamente.
"As nuances gestuais de um maestro foram totalmente reproduzidas em um nível que antes era impensável para mim", disse Colombini, em um comunicado. "YuMi consegue um nível muito alto de fluidez de gesto, com uma incrível suavidade de toque e nuances expressivos", completou.
O YuMi foi introduzido pela primeira vez no mercado em abril de 2015. A ABB imaginou que ele seria usado para automação, onde pessoas e robôs podem trabalhar lado a lado nas mesmas tarefas. A empresa reconhece que, apesar de suas capacidades notáveis, o YuMi não foi criado para substituir um maestro, pois não possui a arte e a técnica necessária para profissão.