Porque você deve abolir o desbloqueio padrão no Android
Pesquisa indica que o sistema usado para proteger milhões de smartphones pode ser quebrado facilmente
Pesquisadores de segurança da Academia Naval dos EUA e da Universidade de Maryland publicaram recentemente um estudo que mostra como um xereta pode reproduzir facilmente o desbloqueio padrão do Android, aquele em que desenhamos uma sequência com os dedos na tela, com relativa facilidade. As informações são do site WIRED.
Em seus testes, os pesquisadores descobriram que os padrões de seis pontos do Android podem ser recriados por duas de cada três pessoas que observam um usuário desbloquear seu smartphone a cinco ou seis metros de distância.
Por outro lado, recriar um PIN de seis dígitos usado na maioria dos iPhones se provou ser surpreendente difícil. Apenas um em cada dez observadores no estudo conseguiu reproduzi-lo depois de apenas um olhar.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores recrutaram 1.173 voluntários. Cada uma deles foi exposto a vídeos retratando pessoas desbloqueando seus celulares. Os participantes então precisaram reproduzir os padrões de bloqueio.Cerca de 64% das pessoas conseguiram o feito com sucesso após uma única olhada.
Para usuários de Android que se sentem apegados ao desbloqueio por padrão, o estudo encontrou um consolo. Desligar as linhas que rastreiam o caminho do seu dedo enquanto ele desliza pela tela ajuda significativamente a reduzir o potencial de espionagem.
LeiaJá também