AOL Instant Messenger dá adeus à internet após 20 anos

Lançado em 1997, AIM foi um dos primeiros e mais bem sucedidos mensageiros instantâneos

por Nathália Guimarães sex, 06/10/2017 - 15:36
Reprodução AIM terá suas atividades encerradas no dia 15 de dezembro Reprodução

Muito antes do WhatsApp ou Telegram fazerem sucesso na internet, a moda era ter uma conta no AOL Instant Messenger (AIM), mensageiro lançado em 1997. A ferramenta tradicional, no entanto, terá suas atividades encerradas no dia 15 de dezembro. Depois desta data, não será mais possível se conectar ao serviço.

Em comunicado, a AOL reconheceu que as pessoas agora se comunicam de novas maneiras online, então o AIM não é mais necessário. "O AIM aproveitou as novas tecnologias digitais e acendeu uma mudança cultural, mas a maneira pela qual nos comunicamos mudou profundamente", informou um porta-voz da empresa.

O AIM foi um dos primeiros e mais bem sucedidos mensageiros instantâneos, amplamente utilizado no final dos anos 90 e até ao longo dos anos 2000. Mas com a proliferação de smartphones, tudo mudou. As mensagens de texto assumiram o controle de aplicativos de como Facebook, Snapchat, Instagram, WhatsApp e Messenger.

Outros aplicativos de bate-papo clássicos foram encerrados nos últimos anos também. O MSN Messenger foi desligado em 2014 e o Yahoo Messenger em 2016. Caso você ainda seja um usuário do AIM, essa é uma boa hora para logar no serviço e aproveitar para enviar uma última mensagem aos seus amigos.

COMENTÁRIOS dos leitores