Google revela que publicou anúncios russos suspeitos
Gigante da internet revela que abrigou anúncios de russos suspeitos de interferir em eleições nos EUA
O Google informou que encontrou evidências de que uma campanha do governo russo usou as plataformas da empresa para espalhar propaganda, de acordo com informações do jornal The Washington Post divulgadas nesta segunda (9). O relatório segue as investigações do Facebook e do Twitter que descobriram anúncios semelhantes, aparentemente projetados para influenciar as eleições dos EUA em 2016.
A pesquisa do Google ainda está em seus estágios iniciais, de acordo com o jornal, que informou que a empresa está realizando um processo de divisão entre os anúncios russos legítimos, e aqueles usados para espalhar propaganda duvidosa.
Mas a companhia descobriu que dezenas de milhares de dólares foram gastos em várias de suas plataformas incluindo o YouTube, o Gmail e a busca. Anteriormente, o Google disse publicamente que ainda não havia evidências de anúncios vinculados ao Kremlin em seus serviços.
No mês passado, o Facebook revelou que uma empresa ligada ao governo russo havia comprado pelo menos US$ 100 mil em publicidade como parte de uma campanha de propaganda e, mais tarde, disse que os anúncios atingiram 10 milhões de pessoas. Recentemente, o Twitter também anunciou que havia banido cerca de 200 contas ligadas à Rússia.
LeiaJá também
--> Facebook anuncia contratação de mil revisores de anúncios