Senado analisa regulamentação de esportes eletrônicos

Caso a proposta seja aprovada, os praticantes dos chamados e-Sports poderão ser considerados atletas

por Nathália Guimarães qua, 10/01/2018 - 14:21
Wikimedia Commons Projeto de lei quer oficializar esportes eletrônicos no Brasil Wikimedia Commons

O Senado Federal analisará projeto de lei que propõe o reconhecimento, o fomento e a regulamentação dos esportes eletrônicos, os chamados e-Sports, no Brasil. Caso a proposta do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) seja aprovada, os praticantes poderão ser considerados atletas.

Para o autor do projeto, as disputas esportivas em ambientes virtuais oferecem, assim como os esportes tradicionais, meios de socialização, diversão e aprendizagem.

"Diante deste cenário, a virtualização esportiva é de relevante interesse público, com capacidade para contribuir significativamente para a melhoria da capacidade intelectual, fortalecendo o raciocínio e habilidade motora de seus praticantes", informa o senador.

O projeto garante a liberdade da prática dos e-Sports, estabelecendo como objetivos da modalidade o estímulo à boa convivência, ao fair play, à construção de identidades, o combate aos discursos de ódio que podem ser passados subliminarmente pelos jogos e o desenvolvimento de habilidades nos praticantes.

Outra medida do projeto de lei é instituir o dia do esporte eletrônico, a ser comemorado todos os anos em 27 de junho. A data escolhida é o aniversário de fundação da Atari, companhia americana pioneira na criação e comercialização de videogames.

LeiaJá também

--> Game Boy ganha nova versão com diversas melhorias

COMENTÁRIOS dos leitores