Golpe no WhatsApp promete lista de postos com combustível

Em menos de 24 horas, mais de 60 mil usuários acessaram a página falsa

por Nathália Guimarães ter, 29/05/2018 - 11:08
Reprodução Cibercriminosos brasileiros estão aproveitando a greve dos caminhoneiros para disseminar golpes no WhatsApp Reprodução

Cibercriminosos brasileiros estão aproveitando a greve dos caminhoneiros para disseminar golpes no WhatsApp. Em uma nova fraude, a vítima recebe um link malicioso, na esperança de encontrar uma lista de postos de gasolina em que o combustível ainda estaria disponível. Em menos de 24 horas, mais de 60 mil usuários acessaram a página falsa, segundo a empresa Kaspersky Lab.

Ao acessar o link, o usuário é redirecionado para uma página fraudulenta e, para acessar a falsa lista com os nomes dos postos que ainda têm combustível, deve inserir o estado e a cidade em que reside. Após isso, ele ainda precisa compartilhar a URL com seus contatos do WhatsApp para, só então, visualizar o documento.

Imediatamente após compartilhar o link com seus contatos no WhatsApp, o site fraudulento irá, por meio de uma série de redirecionamentos, encaminhar o usuário para páginas que oferecem serviços premium, instalação de aplicativos ou propagandas.

"É a mesma tática de golpes anteriores que utiliza um tema de grande interesse da população, só que em um momento crítico de uma greve", afirma o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini.

Ainda segundo a Kaspersky, o domínio deste último golpe (oportunie.com) já foi utilizado anteriormente para hospedar outras campanhas maliciosas disseminadas via WhatsApp. Em qualquer um dos casos, o objetivo dos cibercriminosos é o mesmo - acumular lucros às custas das vítimas por meio da instalação de propagandas ou aplicativos.

LeiaJá também

--> WhatsApp começa a receber chamadas de vídeo em grupo

COMENTÁRIOS dos leitores