Tecnologia do Uber poderá identificar passageiros bêbados

Objetivo da tecnologia é avisar o motorista sobre o estado do passageiro antes que ele entre no carro

por Nathália Guimarães sab, 09/06/2018 - 12:11
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

A Uber quer utilizar a inteligência artificial para identificar usuários bêbados antes mesmo que eles entrem no carro de um de seus motoristas parceiros. Segundo relatório divulgado pela CNN, a tecnologia da empresa se trata de um sistema capaz de analisar o comportamento do usuário no momento em que ele solicita uma viagem pelo aplicativo.

O sistema em questão analisa como o usuário geralmente usa o aplicativo do Uber, verificando como esta pessoa digita e a que velocidade, quantas vezes ela clica em um botão e a que ritmo este indivíduo caminha enquanto usa o aplicativo. Fatores como esses são conectados ao algoritmo do Uber, juntamente com detalhes sobre quando e onde a corrida foi solicitada.

Por exemplo, uma corrida solicitada no período da noite em uma área repleta de bares já acenderia um alerta no sistema. A partir desta análise, o aplicativo pode até bloquear um usuário a uma corrida ou mesmo avisar com antecedência ao motorista que o seu passageiro possivelmente está bêbado.

Dependendo dos níveis de sobriedade (ou da falta deles), um passageiro só poderá ser combinado com motoristas treinados ou com experiência em lidar com pessoas neste estado. Vale ressaltar, porém, que a tecnologia só foi registrada em forma de patente. Portanto, é incerto dizer se o sistema um dia será aplicado pela empresa.

LeiaJá também

--> Uber expande aluguel de bicicletas elétricas para a Europa

COMENTÁRIOS dos leitores