Facebook diz que rastreia até os movimentos do seu mouse

Rede social usa técnica que permite acompanhar os movimentos do mouse na tela

por Nathália Guimarães sex, 15/06/2018 - 11:00
Reprodução Reprodução

O Facebook confirmou que rastreia os movimentos do mouse dos usuários na tela em um esforço para coletar mais dados sobre eles. A atividade foi revelada num documento de 228 páginas enviado ao Senado dos EUA, em que a empresa responde a 2 mil perguntas feitas pelos parlamentares.

A empresa diz que rastreia os movimentos do mouse não só para ajudar seus algoritmos a distinguir entre humanos e bots, mas também para determinar se a janela do navegador que tem o Facebook carregado está em primeiro ou segundo plano. E isso não termina aí.

A plataforma de rede social também admitiu que coleta informações sobre sistemas operacionais, hardware, versões de software, níveis de bateria, intensidade do sinal, espaço de armazenamento disponível, nomes e tipos de arquivos, IDs de dispositivos, navegadores e plugins.

A empresa também admitiu coletar informações sobre o sexo informado dos usuários, as pessoas que eles removeram da lista de amigos e sobre todos os anúncios em que já clicaram.

Nos últimos meses, o Facebook se esforçou para recuperar a reputação após o escândalo da Cambridge Analytica, no qual uma empresa abusava do acesso aos dados da rede social. A companhia fez uma série de mudanças para ajudar a dar aos usuários maior controle de seus dados e privacidade e realizou uma auditoria de seus aplicativos conectados.

LeiaJá também

--> Apple bloqueará acesso da polícia aos iPhones

COMENTÁRIOS dos leitores