Vendas de celulares básicos, sem internet, crescem 5%

Foram comercializados 450 milhões de dispositivos deste tipo em 2017

por Nathália Guimarães seg, 03/09/2018 - 10:05
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

As vendas dos feature phones - aqueles celulares sem acesso à internet - estão crescendo à medida que as pessoas ficam cansadas de serem constantemente incomodadas pelas mídias sociais. De acordo com uma pesquisa recente da empresa Counterpoint Research, foram comercializados 450 milhões de dispositivos deste tipo em 2017, um salto promissor de 5%.

O estudo mostra que o mercado global de smartphones cresceu 2% no ano passado, com 1,6 bilhão de aparelhos vendidos. Mas, surpreendentemente, no último trimestre, houve queda considerável de 5% na venda de celulares com internet.

O analista da Counterpoint Research, Shobhit Srivastava, sugeriu que as pessoas estão menos dispostas a pagar por novos smartphones caros - quando seus celulares atuais funcionam bem.

Já a psicóloga Daria Kuss, que estuda o uso compulsivo dos smartphones, explica que o aumento das vendas dos celulares mais simples pode estar associado à maior consciência dos consumidores.

"Eles [usuários] têm medo de perder qualquer coisa que esteja acontecendo nas redes sociais, e essa é uma das razões pelas quais usam-nas compulsivamente, e isso pode levar a sintomas associados ao vício, como desistência, preocupação e perda de controle", disse a especialista, em entrevista ao site Sky News.

As empresas de tecnologia estão muito conscientes sobre o fato de que seus clientes estão preocupados com o uso do telefone. No início deste ano, a Apple lançou um novo recurso que permite rastrear o tempo gasto no iPhone.

O recurso também permite que o usuário defina limites, fazendo com que o telefone bloqueie aplicativos viciantes, como o Facebook ou o Instagram, após um determinado período de tempo. O Google introduziu um recurso semelhante para seus telefones como parte da nova atualização do Android 9.0 Pie.

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