Instagram quer compartilhar sua localização com o Facebook

Aplicativo coletará coordenadas de GPS dos usuários mesmo quando não estiver em uso

por Nathália Guimarães seg, 08/10/2018 - 11:48
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

O Instagram está testando um recurso que permite compartilhar seu histórico de localização detalhado com sua empresa-mãe, o Facebook. O aplicativo coletará coordenadas de GPS dos usuários mesmo quando não estiver em uso. Ao compartilhar esses dados, tanto o Facebook quanto o Instagram podem absorver enormes quantidades de informações para melhor direcionar anúncios.

A decisão surge dias depois de Kevin Systrom e Mike Krieger, fundadores da rede social social, anunciarem sua saída do Instagram abruptamente devido a tensões com o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. Eles foram substituídos no início desta semana pelo vice-presidente do feed de notícias do Facebook, Adam Mosseri.

O novo recurso foi descoberto pela pesquisadora de software Jane Manchun Wong e publicado pela primeira vez pelo site TechCrunch. Nas imagens postadas por Wong, o Instagram explica como a ferramenta do Instagram funciona.

"Quando o histórico de localização está ativado, o Facebook periodicamente adiciona seu local exato atual ao seu histórico de localização, mesmo que você saia do aplicativo", diz a mensagem. Ainda não está claro se o Instagram planeja lançar o recurso ou se ele será ativado para usuários por padrão. O Facebook comprou o Instagram por US$ 1 bilhão em 2012.

COMENTÁRIOS dos leitores