Nova data do horário de verão pode prejudicar computadores

Mudanças súbitas para as datas de começo e fim do horário de verão tem o potencial de prejudicar o funcionamento de computadores e da internet

por Nathália Guimarães qua, 17/10/2018 - 08:32
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

Mudanças súbitas para as datas de começo e fim do horário de verão podem afetar negativamente os sistemas e tem o potencial de prejudicar o funcionamento de computadores e da internet.

O alerta foi feito pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), após o governo alterar mais uma vez a data de início da medida, que, agora, só terá início no dia 4 de novembro, quando os relógios serão adiantados em uma hora.

Segundo informativo do NIC.br, normalmente os computadores são capazes de lidar corretamente com as mudanças advindas do horário de verão, desde que as regras corretas estejam inseridas neles.

Porém, alterações, em particular se realizadas com prazo de poucas semanas ou dias da alteração no horário, têm um grande potencial para gerarem problemas sérios e, assim, devem ser evitadas.

"Para garantir o correto funcionamento dos sistemas computacionais e da internet é importante que as regras para entrada e saída no horário de verão permaneçam tão estáveis quanto possível", diz o comunicado do NIC.br.

De acordo com o NIC.br, essas alterações nas regras também podem complicar investigações de problemas técnicos e mesmo de crimes cibernéticos, principalmente, em curto prazo.

Algoritmos criptográficos e sistemas de registro de logs são exemplos de componentes sensíveis a erros em ocasiões de mudança no fuso horário local, como os que podem ser causados pela alteração da entrada ou saída do horário de verão.

LeiaJá também

--> Robô da Amazon poderá detectar se usuário está doente

COMENTÁRIOS dos leitores