China planeja lançar lua artificial para iluminar cidade

Ideia é substituir completamente a iluminação por postes e outras fontes elétricas

por Nathália Guimarães qui, 18/10/2018 - 09:34
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

A China anunciou planos para lançar uma lua artificial no espaço com o objetivo de iluminar uma das maiores cidades do país. Autoridades de Chengdu, a capital da província de Sichuan, disseram que pretendem colocar um satélite em órbita em 2020 capaz de refletir a luz do sol em suas ruas à noite. A ideia é substituir completamente a iluminação por postes e outras fontes elétricas.

De acordo com relatos locais divulgados pelo jornal Asia Times, a cidade vem avaliando a tecnologia por trás da chamada lua artificial há anos e realizou testes o suficiente para sentir que ela está pronta para o lançamento.

A lua artificial é feita de um revestimento reflexivo que pode direcionar a luz do sol de volta à Terra e cobrir uma extensão de 6 a 50 quilômetros quadrados. A ideia é que oficiais no solo possam controlar o diâmetro para garantir que ela se concentre precisamente na cidade e em nenhum outro lugar.

Se Chengdu conseguir a aprovação para a lua artificial e realmente lançá-la no espaço nos próximos dois anos, a cidade está esperançosa de que a iniciativa ajude a economizar dinheiro na iluminação de suas ruas. Também acredita que o projeto aumentará o turismo local, atraindo curiosos.

O lançamento segue um projeto semelhante de 1999, quando pesquisadores russos planejaram usar espelhos em órbita para iluminar cidades na Sibéria, na esperança de que seria uma alternativa mais barata à iluminação elétrica.

O esquema desenvolvido pela Rússia usou um dispositivo chamado Znamya 2. Ele foi equipado com um espelho de 25 metros para iluminar um trecho de três quilômetros de largura. Durante sua primeira órbita, a nave foi destruída após uma colisão no espaço. O plano foi então abandonado.

LeiaJá também

--> Nova data do horário de verão pode prejudicar computadores

COMENTÁRIOS dos leitores