Justiça manda suspender jogo inspirado em Bolsonaro
Game levantou polêmica por trazer presidente eleito atacando mulheres, gays, negros e integrantes de movimentos sem-terra
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT) ordenou que a Valve, empresa proprietária da plataforma Steam, suspendesse as vendas do jogo "Bolsomito 2K18". A decisão foi tomada nesta quinta-feira (20) pelo desembargador Álvaro Ciarlini.
Lançado durante o período das eleições, o game levantou polêmica por trazer como protagonista o então candidato e agora presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), atacando mulheres, gays, negros e integrantes de movimentos sem-terra. O personagem ganha pontos ao espancar e matar pessoas destes grupos.
"Verifica-se que o conteúdo manifestado, de forma expressa e impactante pelo jogo eletrônico em questão, promove desvalores como a discriminação racial, bem como a opressão, o preconceito e a violência, inclusive a prática de homicídio e a intolerância. Esses desvalores convergem para a afirmação da desigualdade política e jurídica", disse o desembargador.
O game tem legendas em inglês e espanhol. Até a publicação desta reportagem, o jogo continuava disponível na plataforma Steam pelo valor de R$ 4,35.
LeiaJá também