Carros que dirigem sozinhos da Ford chegam em 2021

Objetivo da montadora é pôr nas ruas veículos híbridos que sejam duráveis para enfrentar o ambiente urbano

por Nathália Guimarães qui, 03/01/2019 - 12:03
Divulgação/Ford Divulgação/Ford

A Ford anunciou nesta quinta-feira (3) o lançamento dos seus primeiros carros autônomos em 2021, na forma de serviços de transporte para empresas. Segundo a montadora americana, a proposta da marca é que os carros deste tipo resolvam problemas reais, com níveis de acessibilidade, conveniência e preço que não são possíveis atualmente.

A empresa diz que está usando a sua experiência na produção de automóveis para garantir que os carros autônomos atendam as necessidades dos consumidores e das empresas. O objetivo é pôr nas ruas veículos que sejam duráveis para enfrentar o ambiente urbano, com tecnologia híbrida para otimizar o rendimento e alto nível de segurança.

A Ford tem parceria com a companhia Argo AI para desenvolver o cérebro por trás dos seus veículos autônomos. A equipe de software da Argo AI trabalha diretamente com as equipes de chassi, motores e transmissões da Ford para desenvolver controles aprimorados e sensores confiáveis e duráveis para aplicação automotiva.

Além disso, a montadora diz que está trabalhando com gestores de frotas desde o seu início e este ano lançou a Ford Commercial Solutions (FCS), braço que ajuda empresas de transporte a melhorar sua operação monitorando o desempenho de veículos conectados.

A FCS, segundo a Ford, já administra a frota de veículos autônomos de teste em Miami, nos EUA. Outra tecnologia por trás desses serviços é a nuvem de mobilidade no transporte, que coleta dados para melhorar o desempenho e reduzir o tempo ocioso dos veículos, com a ajuda de aplicativos.

"O fim da necessidade de dirigir trará uma grande oportunidade de personalizar o uso do veículo, principalmente com serviços digitais conectados", afirma o CEO da Ford Autonomous Vehicles (FAV), Sherif Marakby. "Há várias maneiras de melhorar a experiência do cliente, por exemplo, quando ele é levado ao trabalho ou vai passear à noite na cidade, e nosso objetivo é que ele possa aproveitar seu tempo fazendo o que quiser", complementou.

COMENTÁRIOS dos leitores