CPFs de 190 milhões de brasileiros vazam na internet
Falha foi causada por um descuido de empresa que vende relatórios sobre a situação de veículos emplacados no Brasil
O CPF de aproximadamente 191 milhões brasileiros e outros 35 milhões de registros de CNPJ foram expostos na internet. A falha foi causada por um descuido da empresa CheckMeuCarro, que vende relatórios sobre a situação de veículos emplacados no Brasil. As informações foram publicadas nesta terça-feira (29), no G1.
Segundo informações do G1, a empresa deixou aberto um banco de dados com registros de CPF e CNPJ de brasileiros. As informações de pessoas físicas incluíam nomes, endereços, telefones, renda, classe social, datas de nascimento, escolaridade e nome da mãe, porém nem todos os cadastros estavam completos.
Não é possível saber desde quando as informações estavam disponíveis na web. Até o dia 17 de dezembro, tudo podia ser consultado sem senha, bastando acessar um determinado endereço. Depois de ser procurada pelo blog do G1, a empresa deixou o servidor inacessível.
Em seu site, a CheckMeuCarro afirma que é gestora da maior base de veículos sinistrados do Brasil e que esses dados exclusivos vêm de diversas fontes públicas e privadas e empresas especializadas. Os relatórios são comercializados na internet. Na mesma página, a empresa diz ter base em Curitiba, no Paraná.
Em resposta enviada ao G1, a CheckMeuCarro disse que o servidor onde estavam os dados vazados era usado para testes e que monitorava em tempo real do tráfego e uma limitação dos acessos. A empresa também garantiu que não seria possível baixar todas os registros.