Microsoft manda usuários abandonarem o Internet Explorer
Uso contínuo do navegador web é potencialmente arriscado, informou a empresa
O chefe de segurança da Microsoft alertou que milhões de pessoas que continuam a usar o Internet Explorer (IE) como navegador padrão estão colocando sua segurança digital em perigo. A empresa, que desenvolveu o programa em 1995, não está mais suportando novos recursos e atualizações para o navegador.
O uso contínuo do software é potencialmente arriscado, de acordo com Chris Jackson, líder mundial da Microsoft em segurança cibernética. O Internet Explorer viu sua popularidade cair ao longo dos anos, em meio ao surgimento de alternativas como o Google Chrome e o Safari, da Apple, que conquistaram uma fatia crescente do mercado.
O Google Chrome superou o Internet Explorer como o navegador da web mais popular do mundo em 2016. Nos últimos anos, a Microsoft tem incentivado os usuários a adotarem seu navegador mais moderno, o Microsoft Edge, lançado em 2015.
Várias empresas optaram por continuar usando o Internet Explorer, pois seus sites dependem de sua infraestrutura subjacente. "Queremos que você use o IE para os sites que precisam dele - o que estou tentando dizer aqui é que espero que você não o use para todo o resto", disse Jackson em um comentário no post do blog. A Microsoft encerrará o suporte para o Internet Explorer10 em janeiro de 2020.
LeiaJá também