Huawei traz 'chuva' de anúncios em transmissão ao vivo

Smartphones dobráveis, dispositivos 5G e integração entre seus principais produtos são algumas das novidades apresentadas pela companhia

por Katarina Bandeira ter, 25/02/2020 - 16:51
Huawei/Divulgação Smartphone dobrável 5G, Mate Xs, foi anunciado durante a transmissão Huawei/Divulgação

Mesmo sem um evento para chamar de seu - após o cancelamento do Mobile World Congress (MWC 2020), a Huawei não desistiu de seguir seu próprio calendário de anúncios e revelou diversas novidades em uma transmissão online. Na última segunda-feira (24), a empresa chinesa mostrou ao mundo seu novo smartphone 5G dobrável, soluções de conectividade e novidades para sua linha de laptops - com destaque para uma integração entre dispositivos.

Um dos pontos mais esperados da transmissão era o anúncio do novo Mate Xs, o smartphone 5G dobrável, da companhia. São quatro câmeras SuperSensing de 40MP, uma câmera ultra grande angular de 16MP, uma câmera telefoto de 8MP e uma câmera 3D com detecção de profundidade. O display do aparelho conta com 8 polegadas (aberto) e o sistema operacional EMUI10.0.1, que suporta aplicativos de múltiplas janelas necessários ao formato do smartphone.

Banda larga e novos chipsets

Outras novidades apresentadas pela Huawei, envolveram sua estratégia 1+8+N (...) como a apresentação de Wi-Fi 6+ com suporte à largura de banda de canal de 160 MHz e a tecnologias exclusivas da empresa. Disposta a não depender mais de empresas estrangeiras - após o prejuízo causado pelas sanções feitas pelos Estados Unidos, a gigante chinesa também lançou o Gigahome 650 e o Kirin W650, respectivamente os mais recentes chipsets Wi-Fi 6+ projetados para roteadores e smartphones.

Ninguém solta a conexão de ninguém

No meio de tanto lançamento, a empresa também anunciou o MatePad Pro 5G completamente compatível com outros dispositivos da companhia por meio do recurso Huawei Share Multi-Screen Collaboration. A estratégia é parecida com a feita pela Apple e pelo Google, em que a maioria de seus aparelhos funcionam em sincronia. Porém, a empresa chinesa parece ter ido um pouco além. 

O tablet da Huawei, além de vir com tela HD de 10,8 polegadas, molduras ultrafinas e o Kirin 990 5G SoC para suportar a internet da quinta geração. Tem um tipo diferente de colaboração entre os dispositivos da marca. Ele permite transferências tipo "arraste-e-solte" de arquivos entre múltiplas telas de smartphones e tablets, além de compatibilidades como digitar no smartphone usando o teclado e a tela do tablet, etc. Tudo integrados. Fugindo um pouco dos produtos 100% próprios houve o MateBook X Pro atualizado, equipado com os processadores Intel Core de 10ª geração.

Andando na nuvem

Ainda seguindo os passos de suas concorrentes (e ex-parceiras), a Huawei resolveu investir também em tecnologia nuvem - de forma muito similar ao que o Google faz com seus smartphones. Para que seus clientes possam armazenar seus dados todos em um ecossistema único da empresa. Aparentemente, inicialmente, o AppGallery trará uma coleção de ferramentas feitas para os parceiros e desenvolvedores de aplicativos da Huawei, mas que também podem ser utilizados por clientes comuns. Um super investimento para que, em um futuro próximo, possa competir de igual para igual com as gigantes americanas.

COMENTÁRIOS dos leitores