Dúvidas sobre o coronavírus? Procure no Google

Empresa montou equipe para coletar informações e ajudar a proteger tanto seus funcionários quanto os usuários de seu buscador

por Katarina Bandeira qua, 11/03/2020 - 17:20
Pixabay Google tem investido pesado no combate à desinformação a respeito do novo coronavírus Pixabay

Por conta dos primeiros casos do COVID-19 registrados no Brasil, o Google lançou uma página para responder as principais dúvidas dos brasileiros sobre a doença. A empresa também organizou uma equipe que trabalha 24 horas por dia, sempre em contato permanente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para coletar informações e ajudar a proteger tanto seus funcionários quanto o resto dos usuários de seu buscador. 

Quando um usuário digita a palavra “Coronavírus” na barra de busca, automaticamente um Alerta SOS, que mostra as notícias mais recentes, traz informações de segurança e links para fontes confiáveis, como para a própria OMS.

Na página inicial do YouTube, a gigante está direcionando os usuários para a plataforma da OMS e outras fontes locais confiáveis, além de doar publicidade gratuita para governos e ONGs das regiões afetadas. Em paralelo, o Google Maps continua destacando informações locais úteis e confiáveis.

Combatendo Fake News

A equipe de Trust and Safety (Confiabilidade e Segurança) do Google vem fazendo um trabalho para proteger os usuários contra tentativas de phishing, teorias conspiratórias, malware e informações equivocadas. O que é uma tentativa de diminuir o pânico causado por informações falsas. 

Além disso, a equipe está tirando do ar rapidamente qualquer tipo de conteúdo que promete curar o coronavírus sem a necessidade de tratamento médico do YouTube. O Google informou que, nas últimas seis semanas, o Google Ads removeu dezenas de milhares de propagandas que tentavam faturar com o coronavírus. A loja de aplicativos mobile da empresa, por exemplo, não permite que os desenvolvedores ganhem dinheiro com temas sensíveis.

A arma é a informação

Além de todo o esforço da empresa em deixar as informações corretas na cara do usuário, o Google está oferecendo US$ 25 milhões em crédito para a OMS e agências governamentais exibirem publicidade de forma gratuita em suas plataformas. A empresa garante que, caso seja necessário, esse valor poderá ser ampliado ao longo do ano.

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