Falsos aplicativos de Auxílio Emergencial começam a surgir
Na loja de apps do Google, ferramentas se camuflam entre aplicativos oficiais e podem enganar quem não prestar a devida atenção
O aplicativo criado pelo Governo Federal para disponibilizar o Auxílio Emergencial durante a quarentena mal foi lançado e já há versões falsas tentando atrair quem precisará do benefício. Um usuário no Twitter denunciou o surgimento de apps não-oficiais que levam o mesmo nome do original, mas que não têm nenhuma ligação com o app fornecido pela Caixa Econômica.
Ao digitar “Auxílio Emergencial 2020” diversas ferramentas com o mesmo nome ou usando do nome de outros benefícios sociais, aparecem para serem baixados. Olhando rápido, um usuário desatento poderia facilmente confundir os apps, que possuem nomes de desenvolvedores sem ligação com o Governo. Não há evidências de que esses aplicativos tenham sido criados para aplicar golpes nos usuários. Na descrição da maioria, sempre no final de longas frases sobre o auxílio, é acrescentado que a ferramenta é para esclarecer dúvidas ou prestar informações.
Como identificar o verdadeiro?
Para não cair em aplicativos que não funcionam e de quebra podem roubar suas informações fique atento ao nome do desenvolvedor. O app de Auxílio Emergencial, por exemplo, foi produzido pela Caixa Econômica Federal. Outros, que oferecem diferentes benefícios, geralmente levam o nome do Governo Federal como criador. Desconfie de todos aqueles que, abaixo do título qe dá nome ao aplicativo, mostram frases sem ligação com os órgãos oficiais do país.
Uma pesquisa da Kaspersky mostrou que, entre fevereiro e março, o número de golpes em dispositivos móveis aumentou 124%. A maioria envolvendo mensagens de WhatsApp que levavam ao download de falsos aplicativos.
Resposta do Google
Em nota, o Google Play disse que "tem políticas rigorosas para ajudar a garantir uma plataforma segura e protegida para desenvolvedores e usuários. Estamos revisando os aplicativos denunciados e, caso uma violação seja comprovada, removeremos os mesmos de nossa loja".