Doodle ensina a tocar instrumento típico do Zimbábue
Homenagem celebra mbira, marcando o início da Semana da Cultura do país
O Doodle interativo desta quinta-feira (21) celebra o instrumento nacional do Zimbábue, o mbira. Ao apertar o play, o buscador mostra um vídeo em que é possível conhecer a história do instrumento, que vem sendo tocado há mais de mil anos. Também é possível conhecer uma história contada através dos olhos de uma garota da região que aprende a tocar o instrumento.
Na página do Google que mostra todos os Doodles que são lançados ao redor do mundo, a plataforma explica que o mbira há muito tempo desempenha um papel integral nas tradições e na identidade cultural do povo Shona do Zimbábue. Ele consiste em uma placa de som portátil de madeira (gwariva) afixada com uma série de teclas finas de metal, que são manuseadas pelos polegares e indicador. Uma grande cabaça oca (deze) fornece amplificação, e materiais como tampas de garrafas ou contas podem ser fixados na placa de som para criar o zumbido exclusivo do instrumento.
A música tocada tem o mesmo nome do instrumento, que aparece com destaque em uma variedade de cerimônias de Shona, e continua sendo parte da cultura do Zimbábue até os dias de hoje.