Monitores curvos são feitos só para gamers?

Especialista da Samsung esclarece dúvidas referentes ao uso de monitores de tela curva e garante que tecnologia é para todos os usos

por Katarina Bandeira ter, 01/09/2020 - 11:25
Samsung/Divulgação A tela curva dos monitores ajudam a diminuir o cansaço visual provocado por horas em frente ao PC Samsung/Divulgação

Há pouco mais de 10 anos, monitores para PC retangulares e extremamente retos começaram a dar espaço nas vitrines a uma opção mais curvilínea. Sem fazer grandes alardes as telas curvas apareceram timidamente e logo conquistaram o público gamer por evitar, entre outras coisas, um maior cansaço ocular - característica ideal para quem precisa passar muito tempo no computador. Porém, apesar de serem preferência entre os participantes de jogos eletrônicos, os monitores curvos podem sim serem usados em qualquer atividade. 

Para entender um pouco mais as vantagens de adquirir um monitor de tela curva, conversamos com Marina Correia, gerente de produtos da divisão de monitores da Samsung Brasil, que explicou também as diferenças da categoria “flat”, como são chamadas as telas tradicionais. “Os monitores foram pensados no público como um todo, porque o foco do monitor, além da questão da imersão é o conforto visual”, conta Marina. 

Mais próximo do olho humano

Marina Correia, gerente da SamsungEla explica que, como o campo de visão humano é curvo, a tela plana faz com que o cérebro compense a diferença do seu campo de visão para o objeto, deixando a vista mais “cansada”. O monitor curvo, no entanto, acompanha o olhar. “Quando você fica muito tempo na frente, fazendo uso do monitor, acaba tendo que forçar um pouco [a vista] para ajustar a tela plana. O curvo evita o que a gente chama de fadiga ocular”, explica. O olho humano enxerga um campo de cerca de 178°. Recentemente, a Samsung lançou o Modelo T55 tem 32", com tela curva de 1000R, o índice mais próximo do campo de visão humano já alcançado até hoje. 

A correção que fazemos ao olhar para uma tela plana não é consciente, mas o resultado do esforço feito pelo cérebro é sentido. “A questão é quando você fica um longo tempo exposto ao monitor você acaba tendo dor de cabeça, não consegue se concentrar direito. O monitor curvo vem para corrigir isso”, garante a gerente. Ela acredita que, mesmo sendo uma tendência, os dois modelos vão coexistir e que a substituição do flat não vai acontecer tão cedo. 

Gamer x dia a dia 

A Samsung não é a única que produz os monitores curvos, LG, Acer, Asus e Dell, são algumas das companhias que também começaram a investir na tela. O preço, a depender da quantidade de polegadas e da marca, pode variar de R$ 800 até quase R$ 10 mil. Os mais caros são os feitos especificamente para o público de jogos digitais. Apesar dos benefícios das telas curvas servem para todos, já que passar muito tempo no computador, seja jogando ou trabalhando, pode cansar a vista de qualquer pessoa, a resposta para o modelo gamer ser mais caro está nas cores. 

Nos modelos da Samsung são usadas telas com tecnologia QLED apenas para os modelos que serão usados para jogos digitais. “QLED está presente em duas linhas atuais nossas, que são monitores gamers. O fato dele ser QLED vai garantir uma melhor saturação da cor, o que significa que ele vai reproduzir as cores de forma mais fiel”, diz Marina. A gerente explica que essa característica é encontrada em telas voltadas para o público de jogos eletrônicos para dar maior fidelidade ao projeto pensado pelos desenvolvedores de games. “Alguns tipos de jogos você acaba tendo um apelo gráfico muito grande, então a gente consegue reproduzir de acordo como foi entendido pelo ‘publisher’”, diz. 

Por fim, se você tinha algum receio de comprar um monitor de tela curva, por achar que ele foi pensado para um público específico, esqueça. O benefício maior do flat continua sendo o preço, porém, para tempos em precisamos estar por cada vez mais tempo em frente ao computador, seja jogando ou trabalhando, investir em uma tela curvilínea pode trazer benefícios para nosso maior instrumento de trabalho, os olhos.

COMENTÁRIOS dos leitores