Usuários podem usar as próprias imagens no Street View

Google permitiu que qualquer pessoa possa adicionar fotos ao aplicativo de mapas

por Katarina Bandeira qui, 03/12/2020 - 13:26
Divulgação/Google Usuários brasileiros já enviaram contribuições para plataforma Divulgação/Google

O Google anunciou, nesta quinta-feira (3), que qualquer usuário Android poderá ajudar a atualizar o Google Street View. Usando a ferramenta de fotos conectadas no aplicativo, qualquer pessoa poderá gravar uma série de imagens conectadas conforme se move por uma rua ou caminho e, com isso, ajudar a atualizar também o Google Maps. 

As imagens são capturadas usando ARCore, mesma tecnologia de realidade aumentada que o Google usa como Live View. Depois de gravar seus vídeos ou fotos e publicá-los por meio do aplicativo Street View, a plataforma regula o posicionamento automaticamente e cria uma série de imagens conectadas. 

Em seguida, o próprio Google acomoda essas imagens no lugar certo no Maps, para que seu novo Street View possa ser encontrado no local exato onde foi documentado, permitindo que outras pessoas explorem o lugar.

Adeus câmeras de 360°

De acordo com a gigante da internet, antes desse recurso era necessário o uso de câmeras especiais de 360 graus, que pudessem capturar e publicar as imagens do Street View. A atualização era feita pelo carro especial do Google, com uma câmera presa no teto do veículo, ou um equipamento preso em pessoas especializadas (chamadas de Trekkers). A ideia da companhia é tornar o compartilhamento de informações mais democrático, acessível e atualizado, com seus usuários fazendo parte do compartilhamento de informações. 

Segundo dados do Google, tanto os trekkers quanto os carros do Street View já coletaram mais de 170 bilhões de imagens em 16 milhões de quilômetros ao redor do planeta, mas ainda existem muitas partes não mapeadas do mundo. As imagens coletadas como o Street View farão parte, também, do Maps, recebendo os mesmos controles de privacidade, incluindo tratamento de desfoque de rosto e placa de carro. 

Embora ainda esteja na fase beta, o Google afirma que há exemplos de pessoas adicionando suas próprias fotos conectadas na Nigéria, Japão, Brasil, entre outros locais. A funcionalidade deve ser expandida para todos os usuários em breve. 

COMENTÁRIOS dos leitores