Clubhouse: nova rede social é tendência no Brasil

Número de brasileiros que pesquisaram a plataforma no Google cresceu 4.900% na última semana

por ter, 09/02/2021 - 18:08
Reprodução / Apple Reprodução / Apple

O Clubhouse, aplicativo com salas de bate-papo ao vivo por áudio, tem conquistado novos adeptos no Brasil, mesmo sendo uma exclusividade dos usuários do sistema iOS, da Apple. O número de brasileiros que pesquisaram a rede social no Google cresceu 4.900% na última semana, na comparação com o mês de janeiro.

O aplicativo permite novas pessoas na rede, caso elas tenham um convite de um usuário que já o utiliza. Uma vez dentro da plataforma, é necessário marcar algumas opções de temas de interesse para que o algoritmo entregue variações de sala de bate-papo ao vivo sobre determinado tema. Não há função para escrita ou likes, apenas voz.

Os integrantes das salas do Clubhouse são divididos em três categorias: o moderador, uma espécie de administrador, que permite quem fala ou não na sala; o speaker, que é aquele que fala; e ouvinte, que pode levantar a mão e se tornar um speaker com a permissão do moderador.

No Brasil, o interesse pela rede social explodiu no último fim de semana, quando o diretor do "Big Brother Brasil" (Globo), José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, interagiu com o público do reality por meio do aplicativo.

Segundo o site de tecnologia The Information, em julho de 2020, a avaliação do Clubhouse era de US$ 100 milhões. Hoje, o aplicativo está avaliado em mais de US$ 1 bilhão. O número de usuários, que era 600 mil em dezembro, já passa dos 6 milhões.

Por Rafael Sales

COMENTÁRIOS dos leitores