Telegram está em 45% dos celulares brasileiros
Crescimento do aplicativo foi potencializado pela polêmica de compartilhamento de dados do WhatsApp
Segundo uma pesquisa realizada pela Mobile Time, em parceria com a Opinion Box, 45% dos aparelhos celulares e smartphones no Brasil têm instalado o aplicativo de mensagens Telegram. Os dados indicam que nos últimos dois anos, o mensageiro russo foi o que obteve maior índice de crescimento.
O estudo coletou dados de 2.026 brasileiros, entre 20 e 27 de janeiro de 2021, no momento em que o mensageiro rival, WhatsApp, era alvo de críticas por conta das políticas de privacidade e compartilhamento de dados com o Facebook. A polêmica potencializou o crescimento do Telegram, que já havia crescido 14% de 2019 para 2020.
Dos que tem o aplicativo instalado no celular, 50% são jovens com idade entre 16 e 29 anos, 58% são das classes A e B, e os demais 42% estão divididos nas classes C, D e E. Apesar do crescimento, o Telegram, que também é conhecido por ser uma alternativa nos momentos em que o WhatsApp sofre bloqueio, ainda está longe da liderança, e quando comparado a outros softwares de redes sociais, é o quarto colocado.
De acordo com os dados, o WhatsApp ainda é o líder, com presença em 98% dos smartphones no Brasil, seguido do Instagram, com 81%, Messenger, com 74%, e na quarta posição, o Telegram, com 45%. Na quinta colocação, está o mensageiro Signal, com 12%.
Outro dado levantado pela pesquisa aponta que o SMS, serviço de envio de mensagens das operadoras, nunca foram utilizados por 24% do público; 41% diz ter utilizado de maneira ocasional, e outros 8% utilizam a ferramenta com frequência.