Novo golpe no WhatsApp burla autenticação de duas etapas

Os golpistas têm convencido as vítimas, por ligação telefônica, a passarem os dados que facilitam a invasão

por Kauana Portugal seg, 17/05/2021 - 12:09
Unsplash O golpe do sequestro de perfil do WhatsApp é popular por fazer os usuários perderem o acesso ao aplicativo de mensagens Unsplash

O golpe do sequestro de perfil do WhatsApp, popular por fazer os usuários perderem o acesso ao aplicativo de mensagens, tem um novo “modus operandi”. Embora muitas pessoas tenham habilitado a autenticação em duas etapas - a melhor forma de evitar o êxito dos criminosos até então -, os golpistas têm convencido as vítimas, por ligação telefônica, a passarem os dados que facilitam a invasão.

Durante a ligação que sinaliza o início do ataque, o criminoso se apresenta como representante do Ministério da Saúde e simula uma pesquisa sobre a Covid-19. Ao final do contato, ele diz que o entrevistado precisa informar um código enviado por SMS para confirmar que a pesquisa foi realizada.

Se a vítima confirmar o código e não tiver a autenticação em duas etapas habilitada, a conta pode ser roubada apenas com este dado. Caso não, uma segunda fase é adicionada ao golpe: após encerrar a ligação, o criminoso entra em contato com a vítima novamente, como se fosse da equipe de suporte do WhatsApp, e informa que identificou uma atividade “suspeita” na conta.

Em seguida, diz que enviou um e-mail para que o usuário possa recadastrar a dupla autenticação. É neste momento em que a vítima recebe uma mensagem legítima do aplicativo de mensagens, com o título “Two-Step Verification Reset” (Redefinição da Verificação em Duas Etapas). Na mensagem, a vítima encontra um link que desabilita a proteção adicional.

Desta forma, o golpista aproveita que a conta está desprotegida e usa o código recebido na primeira ligação para instalar o perfil em outro celular e seguir com o crime. Fingindo ser a pessoa que sofreu o golpe, a organização criminosa entra em contato com familiares e amigos em busca de dinheiro.

Como se prevenir contra golpes digitais

Além de não acreditar neste tipo de ligação de cunho criminoso, é importante evitar o fornecimento de dados pessoais ou código do WhatsApp por telefone ou em sites duvidosos, checando sempre a veracidade das informações. Para criar o código da autenticação em duas etapas no WhatsApp, método mais indicado para reforçar a segurança da conta, siga os passos:

- Vá ao menu que fica nos três pontinhos no canto superior direito do app;

- Entre em "Configurações";

- Clique em "Conta";

- Selecione "Confirmação em duas etapas";

- Crie o código que será usado para a dupla autenticação.

COMENTÁRIOS dos leitores