Infraestrutura de TI é essencial nos negócios
Inclusão de sistemas tecnológicos em empresas foi o tema discutido em encontro virtual promovido pela IDC Brasil nesta quinta (24)
A pandemia do Covid-19 provocou diversas mudanças na maneira de se trabalhar e potencializou a inclusão de ferramentas tecnológicas em diversas companhias. Por conta deste cenário, diversas adaptações precisaram ser feitas, tanto na flexibilização dos orçamentos quanto na reestruturação da segurança digital. Esse foi o tema discutido no encontro virtual promovido hoje (24) pela empresa de inteligência de mercado e serviços de consultoria de negócios digitais IDC Brasil.
Durante o evento, o gerente de pesquisa e consultoria da IDC Brasil Luciano Saboia, comentou que as prioridades do CIO de uma empresa em 2021 devem ser voltadas para a segurança de Tecnologia da Informação (TI), computação em nuvem, gestão de dados, modernização do Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP), otimização da infraestrutura e mobilidade corporativa.
Saboia lembra que a infraestrutura de TI passa por um processo de transformação, devido às mudanças na arquitetura de negócios. “Para acompanhar o ritmo de inovação do mercado, as empresas devem considerar a utilização de computação em nuvem, edge computing, a interconexão entre nuvens, parceiros de negócio e demais elos da cadeia de valor”, explica.
O gerente também destaca que a união entre as companhias potencializa o crescimento do ecossistema. “As empresas mais digitalizadas participarão de ecossistemas digitais, que as integrarão com clientes, fornecedores e parceiros de negócio. Por isso, ter a capacidade de estabelecer conexões diretas e ágeis será essencial”, define Saboia.
As adaptações e mudanças podem ocorrer por diversos fatores. O gerente de pesquisa e consultoria da IDC Brasil, Luciano Ramos, aponta as plataformas digitais que proporcionam ecossistemas em escala e as interrupções do curso normal de uma companhia (como o que ocorreu durante a pandemia) que colocam em xeque as habilidades de lidar com os problemas e criar oportunidades.
Além disso, Ramos ressalta que por meio do TI é possível oferecer modelos operacionais e comerciais resilientes, inovações estratégicas, redefinir as equipes, habilidades e proporcionar ao cliente final uma experiência digital segura e sustentável. Na hora de planejar o orçamento de TI dos próximos anos, o gerente lembra que infraestrutura digital deve ter alta prioridade.
Ramos recomenda acompanhar as tendências do mercado, pois elas garantem a renovação de uma empresa. “Identifique suas áreas de oportunidade em processos de automação e métricas de produtividade”, aconselha. Também é importante incluir a tecnologia em todos os planos de médio e longo prazo, para aproveitar o máximo todos os dados gerados. “Inclua a melhoria da experiência do cliente nesta equação”, orienta o gerente.