Apple libera versão beta para iOS 15, macOS e outros

Desenvolvido para as mais diferentes plataformas, a novidade foi divulgada pouco tempo depois da companhia liberar novas edições dos sistemas para desenvolvedores

por Kauana Portugal seg, 19/07/2021 - 11:58
Unsplash Apple MacBook, Apple Watch e iPhone Unsplash

A tecnológica Apple liberou, a partir da última sexta-feira (16), as novas versões públicas do beta de seus próximos sistemas operacionais. Desenvolvido para as mais diferentes plataformas, a novidade foi divulgada pouco tempo depois da companhia liberar novas edições dos sistemas para desenvolvedores.

Para o iOS 15 e iPadOS 15, várias funcionalidades foram adicionadas ou melhoradas neste novo Beta, a exemplo de mudanças no widget do Apple Music, mais funções do FaceTime, ferramentas contra a perda de foco e o suporte para carteiras de identificação no Wallet. O Safari recebeu evoluções virtuais na barra de navegação, além de melhorias durante a geolocalização. As novidades chegaram também no app de emails, que conta agora com adições de privacidade.

macOS Monterey

Em sua mais nova versão, o macOS tem atualizações que incluem mudanças no design de abas do navegador Safari e um visual unificado e mais minimalista, que exclui até mesmo o botão de atualizar da página. Ainda no navegador, a barra de Favoritos agora aparece na barra contendo as abas abertas.

watchOS 8 e tvOS 15

Os sistemas operacionais que acompanham o Apple Watch e a Apple TV também receberam alterações na versão Beta. No caso do relógio, a grande novidade é a inclusão de novas faces chamadas Retratos (Portraits), que exibem no fundo da tela fotografias tiradas no Modo Retrato dos dispositivos.

Já na tvOS 15, a principal alteração está vinculada ao iOS: é a função SharePlay. O recurso permitirá assistir conteúdos de forma sincronizada com um grupo durante chamadas via FaceTime.

Datas

Embora seja considerado superior às versões anteriores, o Beta ainda é avaliado como instável e não indicado para todos os usuários. Dessa maneira, os interessados podem se cadastrar a partir da plataforma no site da própria Apple.

A versão final do projeto será liberada a partir de setembro de 2021.

COMENTÁRIOS dos leitores