Confira compatibilidade e novidades do iOS 15
Nova versão do software chega nesta segunda-feira (20), de forma gradual, e traz atualizações nos apps nativos
Conforme anunciado no tradicional evento "California Streaming" da Apple, no último dia 14, o lançamento público do iOS 15 será nesta segunda-feira (20). IPadOS 15, watchOS 8 e tvOS 15 chegarão na mesma data, embora haja uma data de lançamento para macOS 12 Monterey que ainda não foi anunciada. Os horários estimados para o lançamento ainda estão indefinidos, mas blogs já fazem previsões com base no histórico da marca e, no Brasil, a chegada do novo sistema está prevista para às 14h, no horário de Brasília.
A atualização já foi iniciada de forma gradual, então o usuário pode fazer a busca rápida pelo software em "Ajustes" > opção "Geral" > "Atualizações de Software".
O iOS 15 é compatível com os dispositivos:
- iPhone 13, 13 mini, 13 Pro, 13 Pro Max;
- iPhone 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
- iPhone XS e XS Max
- iPhone X e iPhone XR
- iPhone 8 e 8 Plus
- iPhone 7 e 7 Plus
- iPhone 6s e iPhone 6s Plus
- iPhone SE (1ª geração)
- iPhone SE (2ª geração)
- iPod touch (7ª geração)
Vale lembrar que algumas funções - como o modo Texto ao Vivo - só serão disponibilizados para os iPhones lançados a partir de 2018.
iPadOS 15 é compatível com todos os mesmos dispositivos que eram capazes de executar iPadOS 13 e iPadOS 14, que incluem:
- Todos os modelos de iPad Pro
- iPad (5ª geração e mais recentes)
- iPad mini (4ª geração e mais recente)
- iPad Air (3ª geração e mais recente)
- iPad Air 2
O watchOS 8 pode ser instalado nos modelos Apple Watch Series 3, Series 4, Series 5 e Series 6, bem como no Apple Watch SE. Não é compatível com o Apple Watch original de primeira geração, Apple Watch Series 1 ou Apple Watch Series 2.
O tvOS 15 foi projetado para funcionar no Apple TV 4K (1ª e 2ª geração) e no Apple TV HD (originalmente chamado de Apple TV de 4ª geração). Não é compatível com versões anteriores do Apple TV, pois esses modelos não oferecem suporte ao tvOS.
Entre as novidades está o novo Safari, que agora está posicionada na parte inferior da interface e permite que o usuário alterne, salve e organize as abas facilmente com o polegar. Outra função importante é o Texto ao Vivo, semelhante ao Google Lens. Com o recurso é possível ler e traduzir textos que estão em imagens.
No app Notas, agora o usuário poderá adicionar hashtags para categorizar um texto, além de poder compartilhar uma nota com outra pessoa, utilizando arrobas. Já o Face Time agora conta com um novo recurso para desfocar o plano de fundo com o objetivo de deixar o usuário em destaque.