Wikipédia completa 21 anos
Site é conhecido por ser uma enciclopédia colaborativa para todos os tipos de assuntos, mas deve-se tomar alguns cuidados ao realizar pesquisa neste acervo
No próximo sábado (15) faz 21 anos do lançamento da enciclopédia colaborativa Wikipédia, concebida pelo filósofo Larry Sanger e pelo empresário Jimmy Wales. Embora ela seja vista com um certo grau de desconfiança, principalmente no meio acadêmico, é fato que o site adquiriu uma grande popularidade nos últimos anos.
Segundo o docente do curso de Redes Sociais como Ferramenta de Marketing do Senac EAD, Álvaro Mesquita Martio, a Wikipédia é um ambiente virtual que reúne informações variadas de diversos assuntos, o que pode ser uma boa opção para sanar curiosidades corriqueiras e dúvidas rápidas.
O professor aponta que por meio da Wikipédia é possível encontrar informações que incentivem a busca por novas fontes, que geram mais conhecimentos em trabalhos. “Contudo , sugere-se não ser a única fonte de informação e sim funcionar como um resumo do que vamos estudar”, recomenda Martio.
Ao fazer uma pesquisa na Wikipédia, Martio orienta a verificar as referências disponibilizadas nas notas de rodapé. “Saber a origem da informação que foi preenchida e se possível verificar esta fonte, pois muitas vezes possuem links para fonte primária”, destaca.
Além disso, o docente lembra que é preciso se atentar às fontes duvidosas e textos incompletos, muitas vezes alertados pelo próprio site. “Estes costumam ser bons indicativos para melhorar a confiabilidade da pesquisa na Wikipédia”, afirma Martio.
Vale destacar que a Wikipédia costuma ser o primeiro resultado de uma pesquisa no Google e, segundo Martio, isso ocorre porque o site opera em um serviço muito semelhante aos buscadores, mapas e o próprio Google. “A velocidade e quantidade de conteúdo disponibilizado só é possível pelo método de construção coletiva organizado por este tipo de serviço”, explica.
Como a Wikipédia é uma enciclopédia construída com a colaboração de diversos usuários da internet, Martio lembra que é possível que existam erros, mas a correção muitas vezes acontece pelos próprios usuários. “Este é o modelo orgânico da rede mundial de computadores (www), não faria sentido uma intervenção maior por parte do Google. E além do mais, a maioria das informações da Wikipédia são confiáveis e não o contrário”, ressalta.
Para o docente, o que mais descredibiliza a Wikipédia é o fato de não existir uma curadoria de conteúdos por parte de alguma instituição acadêmica, editorial ou portal de pesquisa. “Hoje é possível colocar informações e editar sem muita dificuldade, desta forma o pesquisador não tem como ter a certeza da informação, como observamos em materiais publicados por editoras e outros sites com revisão e checagem de fontes”, pontua Martio.
Wikipédia como ferramenta de pesquisa
Atualmente, a pesquisadora Ana Bracarense tem estudado sobre a vida do piloto de Formula 1, Ayrton Senna (1960-1994) e também sobre Pessoa com Deficiência (PcD). Com todos os devidos cuidados, utiliza a Wikipédia como uma das fontes de informação.
Neste sentido, Ana verifica se as informações estão de acordo com o que é dito em outros veículos de comunicação. “Se for confirmado, eu já coloco nas minhas matérias, nas minhas redes e sei que essa informação é segura”, descreve. “Caso contrário, eu preciso pesquisar mais a fundo ou verificar a informação com pessoas que saibam me falar do que eu necessito. Nesse caso, eu dispenso as informações do Wikipédia”, complementa.
A pesquisadora comenta que durante sua pesquisa conseguiu encontrar novas informações e detalhamentos sobre PcD. “Porque, como, onde, desde quando ‘aquela’ classe passou a ser considerada PcD. Tudo que envolva o assunto e que seja atualizado e importante”, define Ana.