Amazon Brasil: usuários fazem festa com cupons cumulativos

Possível bug no site brasileiro permitiu compras gratuitas e causou instabilidade na manhã desta quarta-feira (26)

por Vitória Silva qua, 26/01/2022 - 11:19
Unsplash Centro de distribuição da Amazon Unsplash

Um possível bug no site da Amazon Brasil, notado por usuários já no começo da madrugada desta quarta-feira(26), permitiu compras a preço de banana ou mesmo completamente gratuitas a centenas de clientes da loja. Blogs e perfis de promoção nas redes sociais se uniram para divulgar códigos promocionais que, cumulativos, permitiram descontos de R$ 330 ou mais. O site apresentou instabilidade devido ao alto tráfego de usuários. 

A lista mais popular foi a de mangás e histórias em quadrinhos (HQs), que possuíam cupons de desconto específicos. No entanto, os códigos eram válidos para produtos de todas as lojas. Alguns usuários do Twitter relataram ter conseguido comprar gratuitamente até mesmo o Kindle, produto original da Amazon. 

A promoção, no entanto, valeu apenas para usuários que criaram suas contas recentemente e estariam realizando um primeiro pedido ou compra. Contas com histórico de compras ou que, mesmo sem histórico, tenham sido criadas há muito tempo, não estavam elegíveis aos descontos.

Por volta das 9h30 de hoje, a correção do bug foi feita e já não era mais possível comprar com os cupons. A situação gerou um pico de reclamações no site DownDetector por volta das 8h. 

A Amazon Brasil ainda não se pronunciou sobre o bug ou se vai tomar alguma medida contra as contas de usuários que usaram os cupons cumulativos. No fim do ano passado, duas empresas no Brasil baniram contas de usuários que exibiram o mesmo comportamento, que foi o caso do Mercado Livre, com a “promoção” relâmpago na loja da Ri Happy Brinquedos, e com o PayPal, que por um bug, deu cupons de R$ 50 para todos os usuários através do aplicativo do celular. 

Confira a repercussão nas redes: 

Embed:
 

COMENTÁRIOS dos leitores