TikTok aumenta tempo de vídeos para 10 minutos

Plataforma que iniciou com a proposta de vídeos rápidos e de até 60 segundos, se torna concorrente direta do YouTube após ampliação e atrai mais criadores

seg, 28/02/2022 - 15:06
Pixabay Aplicativo do TikTok para smartphone Android Pixabay

O TikTok se distancia cada vez mais de sua proposta original como “plataforma rápida de vídeos”, após o anúncio feito pela empresa nesta segunda-feira (28) e que expande a duração máxima dos uploads para 10 minutos. O TikTok vem testando uploads cada vez mais longos há anos, introduzindo recentemente vídeos de três minutos, desde a atualização feita em julho do ano passado, mas a nova update é a maior até o momento e deverá ser lançada mundialmente. 

“Estamos sempre pensando em novas maneiras de agregar valor à nossa comunidade e enriquecer a experiência do TikTok”, disse um porta-voz da empresa em comunicado ao The Verge. “No ano passado, introduzimos vídeos mais longos, dando à nossa comunidade mais tempo para criar e se divertir no TikTok. Hoje, estamos empolgados em começar a lançar a capacidade de enviar vídeos de até 10 minutos, o que esperamos liberar ainda mais possibilidades criativas para nossos criadores em todo o mundo.” 

Alguns usuários receberam a notícia como uma notificação dentro do aplicativo, conforme compartilhado no Twitter pelo consultor e analista de mídia social Matt Navarra: “TikTok chegando no território do YouTube”. 

Embed:
 

Embora a ascensão meteórica do TikTok tenha sido fundada em um fluxo interminável de vídeos curtos adaptados para chamar a atenção dos usuários, a empresa vem promovendo conteúdo mais longo há algum tempo. Vídeos mais longos permitem que o TikTok concorra melhor com o YouTube, além de capturar um público mais antigo e aumentar o tempo geral de engajamento no aplicativo. 

Ao mesmo tempo, uma mudança para conteúdo mais longo pode prejudicar a empresa, limitando a quantidade de dados que ela pode coletar sobre os hábitos de visualização dos usuários, o que permite personalizar os algoritmos que usa para atrair usuários em primeiro lugar. Em outras palavras: acertar a duração do conteúdo é uma espécie de ato de equilíbrio. 

Ironicamente, à medida que o TikTok se expande para oferecer conteúdo mais longo aos criadores e usuários, seus rivais – estimulados pelo sucesso do TikTok – fizeram o oposto. O Instagram lançou vídeos curtos na forma de Reels, o YouTube tem os Shorts apropriadamente chamados e o Snapchat oferece o que chama de Spotlight. Todas essas empresas estão tentando acertar a fórmula. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores