Ericsson espera que usuários 5G passem de um bilhão

A economia global enfraquecida, consequência da guerra na Ucrânia, reduziu a estimativa da empresa para este ano em cerca de 100 milhões de acessos

por Camily Maciel qui, 23/06/2022 - 00:14
Flickr/Ericsson LATAM Flickr/Ericsson LATAM

A fabricante sueca de equipamentos de telecomunicações Ericsson afirmou nesta terça-feira (21) que espera que as linhas 5G ativas ultrapassem um bilhão em 2022 no mundo, ajudadas pela maior adoção da tecnologia na China e na América do Norte. A economia global enfraquecida causada pela guerra na Ucrânia reduziu a estimativa da empresa para este ano em cerca de 100 milhões de acessos.  

A Ericsson, que concorre com a marca chinesa Huawei e a finlandesa Nokia, é uma fornecedora líder de equipamentos para operadoras de telefonia móvel. Enquanto os acessos 5G cresceram 70 milhões durante o primeiro trimestre, para cerca de 620 milhões, as linhas 4G cresceram também em 70 milhões, para cerca de mais de quatro bilhões.

Estima-se que os acessos 5G cheguem a mais de quatro bilhões em 2027 no mundo. O crescimento de linhas 4G deve atingir um pico este ano e depois diminuir, à medida que os usuários se transferirem para o 5G, disse o relatório.  

A Ericsson esperava que os acessos 4G atingissem o auge no ano passado. Caso o mercado global atingir a marca de um bilhão de usuários de 5G em 2022, isso marcará um desempenho mais acelerado que o 4G, que atingiu seu primeiro bilhão de acessos dez anos após o lançamento da tecnologia. Um esforço das operadoras de telecomunicações para reduzir os preços do 5G e dos aparelhos de até US $120 ajudou a adoção da tecnologia, assegurou Peter Jonsson, editor-executivo do relatório, na entrevista.  

“A China adicionou cerca de 270 milhões de usuários em 2021 em comparação com a América do Norte, que adicionou 65 milhões. Esperamos cerca de 30 milhões de assinantes 5G na Índia em 2022 e cerca de 50 milhões em 2023”, afirmou Jonsson. A Índia, que está em processo de leilão de frequências 5G, deve impulsionar o crescimento do mercado global a partir do final deste ano. 

COMENTÁRIOS dos leitores