Dia do Gamer: eSportes cresce como opção de carreira

Além de jogadores profissionais, o cenário competitivo de games cria vagas de emprego para diferentes funções

por Camily Maciel seg, 29/08/2022 - 23:31
 Flickr/ Campus Party Brasil Flickr/ Campus Party Brasil

Nesta segunda-feira (29) é comemorado o Dia do Gamer. Embora o mercado estratégico para games tenha crescido 6% em 2022, segundo a Forbes, não é de hoje que este ramo da economia existe. Em 1972, alguns estudantes da Universidade de Stanford entraram para a história ao realizar a Olimpíada Intergaláctica de Spacewar, que é considerada até hoje como a primeira competição de videogame da história. 50 anos depois, além de jogadores profissionais, o cenário competitivo de games cria vagas de emprego para diferentes funções.  

Em 2021, o setor movimentou mais de um bilhão de dólares e, de acordo com o relatório divulgado pela Newzoo, principal consultoria de games e eSports do mundo, até 2024 esses valores chegam a aproximadamente US$ bilhões. Com esse crescimento, o interesse dos jovens em ingressar no mercado aumenta cada vez mais, porém, devido à falta de conhecimento, muitos acreditam que apenas a função do jogador profissional é uma possibilidade de carreira nos esportes eletrônicos.

Por trás de cada jogo disputado existe uma infraestrutura composta por pessoas que trabalham para que as competições ocorram no maior nível de profissionalismo. A maioria das organizações de eSportes conta com profissionais da área administrativa como CEO, diretor e gerente, além de responsáveis por marketing, comunicação, jurídico, entre outros. Eles são encarregados pelos contratos dos atletas e parceiros comerciais, agendas, viagens, questões internas da Gaming Houses (local em que o time treina e mora) e outras funções.  

Treinadores e analistas são fundamentais para extrair dos atletas suas habilidades e convertê-las em vitórias e títulos. Além disso, existem funções específicas da área, como o cargo de “spec” - profissional responsável por decidir as cenas transmitidas ao vivo durante uma partida de esporte eletrônico. A organização dos campeonatos também exige dedicação de muitos profissionais em funções vitais para o andamento das competições em todos os aspectos.

Os narradores e comentaristas dão voz e animação às partidas, analistas passam para o público aspectos do jogo que apenas ele como especialista conseguiu enxergar. O juiz é responsável por garantir que as equipes sigam a regra a cada partida disputada. Segundo Leonardo Casartelli, diretor-geral do portal Empregos.com.br, essa diversificação de oportunidades no mercado dos esportes eletrônicos é um fator atrativo aos jovens que desejam ingressar nesse universo.  

COMENTÁRIOS dos leitores