Confira as principais novidades do iOS 16

A atualização do sistema operacional da Apple foi apresentada nesta segunda (12) e promete maior interatividade para ao usuário

seg, 12/09/2022 - 10:53
Divulgação O iPhone 14 foi lançado pela marca na semana passada Divulgação

Lançado o iPhone 14 no último dia 7, nesta segunda-feira (12) a Apple apresentou o iOS 16. Com ferramentas que podem ajudar até no término de relacionamentos abusivos, o LeiaJá destacou as principais novidades do sistema operacional.

O iOS 16 já havia sido anunciado em junho, durante a conferência para desenvolvedores de aplicativos da empresa, que ocorre tradicionalmente em sua sede, em Cupertino, nos Estados Unidos (EUA).

O novo sistema foi lançado com o iPhone 14, que teve a pré-venda liberada nos EUA, na última sexta, e vai ser oferecido aos modelos mais antigos de forma gradual. O smartphone só deve chegar ao Brasil a partir do próximo mês ou em novembro. A atualização para o iOS 16 foi disponibilizada a partir do iPhone 8, na aba "Configurações".

Confira as principais novidades do iOS 16:

1. Tela de bloqueio personalizada com imagens de satélite do planeta Terra em tempo real.

2. As notificações passarão a surgir de baixo para cima, sem embarreirar as opções do usuário para a tela de bloqueio.

3. Alteração da cor e da fonte da data e hora na tela de bloqueio, com possibilidade de novos widgets para clima, eventos agendados e anéis de atividade.

4. Edição de mensagens enviadas por SMS por até 15 minutos e 2 minutos para desfazer o envio. Cada SMS só poderá ser alterado cinco vezes.

5. O percentual de bateria voltou à tela principal do iPhone

6. A ferramenta "Texto ao Vivo" permite que ligações sejam feitas a partir de números em fotos e vídeos. Por meio da inteligência artificial, o dispositivo reconhece textos, incluindo números de telefone, quando os usuários pausam o vídeo ou selecionam a imagem. O programa também pode fazer traduções e converter moedas.

7. Parte de uma imagem poderá ser destacada do fundo e colocada em outros aplicativos, como o "Mensagens".

8. Também foi lançado o "Safety Check" para proteger pessoas em relacionamentos abusivos. A ideia é cortar mais facilmente os laços com o parceiro em todos os dispositivos.

9. O aplicativo de pagamentos "Apple Pay" ganhou o "Pague Depois", que permite ao usuário parcelar em até quatro vezes, sem juros.

10. Modo "Foco" no Calendário, e-mail e mensagens.

11. No aplicativo de fotos, o usuário pode enviar fotos para o "Fototeca compartilhada do iCloud" de forma automática e nela poder excluir, editar ou adicionar a foto aos favoritos.

COMENTÁRIOS dos leitores