Windows ME: saiba os problemas do sistema fracassado

Considerado lento e problemático, o Windows ME teve tantos problemas que durou menos de um ano no mercado

por Camily Maciel qua, 14/09/2022 - 17:33
Pixabay/ Pexels Pixabay/ Pexels

O Windows Millennium Edition, ou Windows ME, é uma versão do Windows reconhecida como um dos maiores fracassos da Microsoft. O sistema foi lançado há 22 anos e é famoso pelas telas azuis e por travar com uma simples mexida no mouse. Considerado lento e problemático, o Windows ME teve tantos problemas que durou menos de um ano no mercado. Em 2001, ele já havia sido substituído pelo Windows XP, que corrigiu grande parte das falhas da edição anterior. Confira a seguir, principais problemas que o tornaram um fracasso: 

Muita tela azul: Em geral, a causa era a maneira como o sistema suportava aplicações que dependiam de compatibilidade integral com o MS-DOS para funcionar. Se um driver do computador dependesse do DOS para executar algum comando, era comum que ele retornasse um erro, criando um colapso no sistema e provocando a tela azul. O Windows ME cortou o suporte ao DOS sem que houvesse tempo para cobrir as necessidades dos softwares da época que dependiam do MS-DOS para funcionar corretamente.  

Acesso restrito ao modo real do MS-DOS: Desde a primeira versão, o Windows usava o antigo sistema operacional sem interface gráfica da Microsoft como base. O DOS era fácil de ser entendido por desenvolvedores e seu uso em sucessivas edições do sistema que garantiu suporte retroativo a todo o catálogo de softwares para o Windows. Com o avanço da tecnologia, o DOS começou a impor limitações e representar perdas de performance. O sistema era incapaz de tirar o melhor proveito de hardware.  

Mexer no mouse travava o sistema: caso o usuário deixasse o computador por mais de dez minutos, e depois retornasse à máquina, o simples ato de mover o cursor do mouse poderia ser suficiente para desencadear um travamento do sistema e até uma tela azul. A ocorrência desse bug não era universal, pois dependia das configurações de cada computador. O problema era causado pelo suporte ruim a software e drivers que dependiam do DOS.  

Problemas com o Internet Explorer: O ME foi lançado com uma versão intermediária do Internet Explorer, a 5.5, e não com a edição final, como a 6.0, que chegou no XP. Em uma época em que a oferta de navegadores era bem menor – Chrome e Firefox ainda não existiam – o Internet Explorer 5.5 era a única alternativa para navegar na Internet, acessar recursos do Windows Explorer. Essa versão intermediária introduziu uma série de problemas de compatibilidade com outros recursos do Windows. A dificuldade ia além de abrir uma ou outra página corretamente e interferia na habilidade do Windows Explorer operar.

 

COMENTÁRIOS dos leitores