Conheça as diversas adaptações de PacMan
Nesta segunda-feira (10) completa 43 anos do lançamento do jogo pela Namco
No dia 10 de outubro de 1979, o jogo Pac-Man foi disponibilizado para o público japonês pela empresa Namco. O objetivo do jogo é simples e direto: Complete um labirinto, controlando Pac-Man e não seja atacado pelos fantasmas que te perseguem. Dentro do labirinto, quatro pílulas especiais davam a capacidade ao Pac-Man de devorar os inimigos.
Pac-Man foi o primeiro jogo a usar de forma eficiente o novo motor gráfico lançado à época. A introdução do jogo e os intervalos apresentam pequenas sequências de humor, como um Pac-Man gigante assustando um fantasma. O jogo original era nomeado Puck-Man, mas nos Estados Unidos o jogo foi nomeado de Pac-Man, para evitar trocadilhos com a palavra “fuck”.
Pac-Man foi um sucesso gigantesco pouco após seu lançamento. Tornou-se capa de diversas revistas, foi adaptado para desenho animado e gerou diversos inúmeros outros produtos. No ano de 1982, os músicos Jerry Buckner e Gary Garcia lançaram um single nomeado como “Pac-Man Fever”, mesclando o ritmo clássico dos anos 80, recheado de sintetizadores, com sons e efeitos sonoros do jogo.
O single alcançou a nona posição na lista da Billboard, vendendo quase dois milhões de cópias. Porém, por mais que o jogo tenha se tornado um fenômeno mundial, seu criador, Toru Iwatani, recebeu apenas 3.500 dólares para produzir o personagem.
Mais de 100 mil máquinas de arcades com o jogo do Pac-Man foram vendidas somente nos Estados Unidos. Muitas dessas máquinas acabaram sendo instaladas em locais inusitados, como na sala de espera de consultórios médicos, farmácias, hotéis e outros.
Recentemente, foi confirmada uma adaptação live-action de Pac-Man. Chuck Williams, produtor associado do primeiro filme de Sonic, foi anunciado como o idealizador do filme. A produção será uma parceria entre a Bandai Namco Entertainment e a Wayfarer Studios. Detalhes sobre o lançamento do filme, assim como elenco, ainda não foram divulgados.