Franquia de audiogames Breu lança novo jogo

Itaú Cultural investe em jogos digitais que promovem acessibilidade para pessoas com deficiência visual; trilha sonora já foi apresentada em evento na Inglaterra

por Maria Eduarda Veloso sex, 28/10/2022 - 16:01
Instagram/@breuaudiogame Instagram/@breuaudiogame

No dia 31 de outubro, a franquia brasileira de audiogames “Breu” lançará um novo jogo intitulado “Ataque das Sombras” - dando continuidade a saga de Marco, um jornalista cego que investiga o desaparecimento de seu avô na Chapada Diamantina (Bahia).

Na sequência do game de suspense e terror, histórias de criaturas à solta começam a se espalhar pela cidade, enquanto Marco avança mata adentro, com perigos inimagináveis e descobertas surpreendentes.

Ataque das Sombras conta com mecânicas de puzzle nos modelos de jogos narrativos. Os usuários podem interagir com as opções disponíveis na área que estão ou irem para outro local. Também há situações de perseguição, onde os jogadores precisam fugir das criaturas espalhadas pelo cenário.

Quem nunca jogou o primeiro game consegue entender Ataque das Sombras? Sim. Os players podem avançar para a segunda parte da história, sem necessariamente ter passado pela primeira. 

Breu 1 está disponível para download gratuito no site: https://breu.itch.io/breu. Já Ataque das Sombras custa R$29,90, veja o trailer: https://youtu.be/KcoYwfPutAk.

O que são audiogames?

É um formato de jogos digitais destinado para pessoas com deficiência visual. As orientações são feitas através do som - assim, os jogadores podem saber o que está acontecendo, o que devem fazer e para onde ir.

BREU

Desenvolvido por Felipe Barros e Tharcisio Vaz, “Breu: Ataque das Sombras” foi aprovado pelo projeto de financiamento do Rumos Itaú Cultural (2019-2020). É produzido pela Team Zeroth em parceria com a VAZ Soundworks. 

A ideia surgiu após a pesquisa de Barros e Vaz sobre jogos eletrônicos em audiogames. Eles buscavam criar experiências interativas e imersivas exclusivamente por meio de recursos sonoros. Breu é inspirado no conto “Rubro” do escritor baiano, Antônio Caetano. O primeiro jogo foi lançado de maneira experimental, baseado em técnicas de áudio tridimensionais utilizadas em videogames de realidade virtual (VR).

Trilha sonora 

A trilha sonora é assinada por Tharcisio Vaz e chegou a ser apresentada por orquestras em concerto, como V&A The Family Of Art, Design And Performance Museums e na University of Liverpool – ambas na Inglaterra. Esta última foi um show interativo no qual a plateia jogou ao mesmo tempo.

Outras informações em: https://www.audiogamebreu.com.br/

COMENTÁRIOS dos leitores