Computador ENIAC completa 77 anos

Considerado como o primeiro computador, teve seu projeto concluído no dia 14 de fevereiro de 1946

por Matheus de Maio ter, 14/02/2023 - 15:47
Foto/Reprodução: Domínio Público Foto/Reprodução: Domínio Público

Nesta terça-feira (14), o primeiro computador do mundo, o ENIAC (abreviação de Electronic Numerical Integrator and Computer), foi apresentado pela Universidade da Pensilvânia. O ENIAC foi um computador digital completo, capaz de ser reprogramado para resolver uma ampla gama de problemas de computação. Projetado para calcular tabelas de artilharia de balística do exército dos Estados Unidos no Laboratório de Pesquisa, seu primeiro uso foi em cálculos para a bomba de hidrogênio.

ENIAC foi concebido e desenhado por John Mauchly e J. Presper Eckert, da Universidade da Pensilvânia.  A equipe de engenheiros de design ajudou no desenvolvimento, incluindo Robert F. Shaw (tabelas de função), Chu Chuan, Thomas Kite Sharpless (programador master), Arthur Burks (multiplicadores), Harry Huskey (leitor / impressora), Jack Davis (acumuladores) e Iredell Eachus Jr.

O design e a construção do ENIAC foram financiados pelo Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. O contrato de construção foi assinado em 05 de junho de 1943 e o trabalho no computador foi iniciado em segredo pela Universidade da Pensilvânia a partir do mês seguinte, sob o nome de código "Project PX". 

A máquina foi  concluída em 14 de fevereiro de 1946 na Universidade da Pensilvânia, com custo de quase US $500 mil (cerca de US $6 milhões em 2008, ajustada pela inflação). O primeiro computador do mundo foi formalmente aceito pelo Exército Norte Americano em Julho de 1946. O ENIAC foi desligado em 09 de novembro de 1946 para uma renovação e uma atualização de memória, e foi transferido para Aberdeen Proving Ground, Maryland em 1947. Lá, em 29 de julho de 1947, foi ligado e esteve em funcionamento contínuo até às 23h45 de 02 de outubro de 1955. 

COMENTÁRIOS dos leitores