Atividade hacker cresce no Youtube através de tutoriais

A maioria das vítimas buscam vídeos para baixar softwares pagos de forma ilegal

seg, 20/03/2023 - 12:47
Pixabay Homem digita em notebook Pixabay

Um estudo feito pela empresa de inteligência cibernética CloudSEK identificou o aumento de atividade hacker no YouTube. Os golpes mais comuns na plataforma são feitos através de vídeos com tutoriais de softwares pagos, como o Adobe Photoshop, Premiere Pro, AutoCAD e outros. 

Conforme o relatório, houve o aumento mensal entre 200% e 300% de vídeos com descrições com infostealers, como Vidar, Redline e Raccoon, que são malwares ladrões. Os hackers publicam o conteúdo que ensina como baixar e instalar o aplicativo de forma ilegal e vídeos feitos por IA no Synthesia e D-ID, capazes de gerar imagens com humanos. 

O CloudSEK destacou que esses programas de IA são usados para fins educativos, de recrutamento e promocionais. Contudo, os criminosos começaram a utilizar para invadir o computador da vítima e roubar dados após o download. 

A empresas elencou as informações coletadas pelos criminosos: 

- Dados do navegador: senhas, cookies, dados de extensão, preenchimentos automáticos, detalhes de cartão de crédito, entre outros;

- Dados e credenciais da carteira criptográfica; 

- Dados e credenciais do Telegram;

- Arquivos: .txt, documentos, planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint, etc. Eles conseguem raptar essas informações usando um File Grabber; 

- Informações do sistema: endereço IP, caminho do malware (somente Redline e Vidar), fuso horário, localização, especificações do sistema, etc.

COMENTÁRIOS dos leitores