Microsoft projeta novo Teams com IA e avatar 3D

O lançamento tem como objetivo tornar a experiência das reuniões virtuais mais imersiva para os clientes comerciais

por Camily Maciel ter, 28/03/2023 - 13:51
 Reprodução / YouTube - Microsoft Teams Reprodução / YouTube - Microsoft Teams

A Microsoft lançou a prévia pública do novo aplicativo Teams para Windows, com novos recursos de inteligência artificial (IA) e de avatares 3D para tornar a experiência das reuniões virtuais mais imersiva, nesta segunda-feira (27). Por enquanto, apenas os clientes comerciais podem conferir as novidades da plataforma. 

A nova versão do Microsoft Teams exige menos cliques para controlar as notificações, pesquisar informações, gerenciar mensagens e organizar canais. A arquitetura da plataforma passou por uma reformulação para torná-la duas vezes mais rápida e com o consumo da metade da memória da versão anterior.

O trabalho é feito para tornar mais dinâmicas e naturais as reuniões com realidade virtual. Os novos avatares 3D permitem que os usuários personalizem sua aparência virtual para se assemelhar com sua identidade real. As representações se movimentam de acordo com a voz, dispensando a necessidade da câmera para expressar emoções e gestos. 

A Microsoft fechou uma parceria com a Meta para o desenvolvimento de um headset de realidade virtual (RV) para permitir o uso das representações gráficas. A companhia fundada por Bill Gates também adquiriu a rede social Altspace VR e incluiu os avatares no Microsoft Mesh, uma plataforma de colaboração holográfica. Já a IA entra para melhorar a qualidade das reuniões.

A tecnologia é capaz de suprimir ruídos, desfocar o fundo da imagem e ajustar a iluminação para melhorar a visibilidade dos participantes. O algoritmo também transcreve automaticamente o que é dito durante a reunião e gera legendas em tempo real.  

 

COMENTÁRIOS dos leitores