Quais os celulares mais esperados no mercado para 2024?

Clientes das principais marcas de celular já estão de olho nas possíveis datas de lançamentos desses novos aparelhos

por Guilherme Gusmão sab, 27/01/2024 - 08:20
Guilherme Gusmão/LeiaJá/Arquivo Marcas planejam lançar seus próximos celulares Guilherme Gusmão/LeiaJá/Arquivo

Consumidores que acompanham as atualizações do mercado de tecnologia já comentam sobre os celulares mais aguardados deste ano. Mesmo com previsões de datas de lançamentos de alguns aparelhos, os clientes das principais empresas - Samsung, Motorola, Xiaomi e Apple - têm expectativas de que os recursos desses novos celulares melhorem suas experiências com as marcas.

Em entrevista ao LeiaJá, a bióloga Caroline Sena, que tem um iPhone 11 Pro, revelou que "todo dia olha os sites especializados na internet" para saber o período em que será lançado os próximos aparelhos da Apple. Mesmo considerando como recente a chegada do iPhone 15 no mercado, ela acredita que apenas um novo modelo da marca poderá suprir o que ela deseja, atualmente, de um celular.

"Tenho amigos que já possuem o iPhone 15, mas juro que diante os comentários, o novo aparelho não me agradou. Mesmo sendo o mais atual da Apple, acredito que ele não trouxe coisas novas para os seus clientes. Não adianta a marca lançar um produto caro e que tenha praticamente as mesmas funções dos iPhones antigos", disse Caroline.

Ela afirmou que por utilizar o celular como uma ferramenta no auxílio da sua vida profissional, deseja melhores experiências com o armazenamento, bateria e câmera.

"Hoje precisamos muito de um celular que a recarga dure o dia todo. Sou professora e não posso levar o meu notebook para todos os lugares. Muitos materiais de aula desenvolvo com o meu celular. Nem sempre consigo fazer o que quero, pois caso o celular não tenha descarregado, ele não tem a memória suficiente. Então quero um aparelho tecnológico, mas que seja feito para durar", contou.

Já o estudante João Gabriel, que é cliente da Samsung, afirmou que as marcas "precisam trazer experiências que surpreendam o mercado em 2024".

"Olho pelo lado inovador. Pretendo mudar o meu celular nesse ano, porém quero continuar sendo cliente da Samsung. Mas para isso, quero um celular que possa surgir como um diferencial no mercado, como foram os iPhones. Quando a Apple se popularizou no país, muitas pessoas rasgavam elogios para as câmeras dos seus aparelhos. Então já acho que está na hora de alguma marca ter protagonismo em alguma ferramenta de seu aparelho", disse.

Diante desses comentários, o LeiaJá procurou saber quais os aparelhos, das principais marcas, que têm previsões de serem lançados ainda neste ano. Confira:

Motorola Edge 50

Apostando na continuidade do sucesso da sua linha Edge, a Motorola pretende lançar no segundo trimestre de 2024, o Edge 50. A expectativa é de que o aparelho venha equipado com uma tela p-OLED de 6.55 polegadas com taxa de atualização de 144 Hz, configuração de 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento.

O mercado aguarda que o Edge 50 venha com o novo MediaTek Dimensity 9020, enquanto o seu modelo Pro venha com o Snapdragron 8 Gen 3. Já o modelo Ultra, assim como o Edge 50 Pro, deve ter opções de até 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, além de uma câmera frontal de 60 MP para melhores experiências para selfies.

Samsung Galaxy A55

Previsto para ser lançado pela empresa sul-coreana entre os meses de abril e junho, o aparelho deverá chegar ao mercado com o Exynos 1480 e sensor principal de 50 megapixels. Sendo assim, o seu desempenho, segundo um teste de benchmark no Geekbench, será superior ao do Galaxy A54, seu antecessor, que tem o Exynos 1380.

Devido o vazamento de renderizações, já é possível observar uma diferença com modelos anteriores da marca. O celular terá bordas mais achatadas e uma tela Infinity-O, na qual um pequeno furo irá alojar a câmera frontal, trazendo melhorias para experiências dos consumidores da empresa, que poderão aproveitar ao máximo a largura do smartphone. Outra confirmação é que ele deve contar com suporte a carregamento rápido de 25 watts.

Nas especificações, o Galaxy A55 virá com tela Dynamic AMOLED 2x de 6,5 polegadas, resolução Full HD+, 256 GB de armazenamento interno, câmera principal de 50 megapixels, taxa de atualização de 120 Hz, sensor frontal de 32 megapixels, plataforma Exynos 1480, 8 GB de memória RAM, bateria com 5.000 mAh e certificação IP57.

Xiaomi 14 Ultra

Quem gosta de acompanhar informações sobre os próximos celulares que serão, em breve, vendidos pelo mercado, já está aguardando o próximo lançamento da empresa Xiaomi. Previsto para ser comercializado no final do próximo mês, o Xiaomi 14 Ultra terá recursos de última geração, como por exemplo, comunicação via satélite e ferramentas avançadas para melhores experiências de consumidores que gostam de  fotografar com a câmara do celular.

O mercado já indica que o Xiaomi 14 Ultra poderá ser oficializado no evento Mobile World Congress (MWC) 2024 que ocorrerá entre os dias 26 e 29 de fevereiro na cidade de Barcelona, na Espanha.

A empresa japonesa aposta em recursos que facilitem a captura de imagens com maior qualidade, especialmente em condições desafiadoras como ambientes fechados e registros a noite.

iPhone 16

Apesar da chegada do iPhone 15 ser considerada recente — lançado em setembro do ano passado –, os clientes da Apple já aguardam a próxima geração de aparelhos da marca.

Mesmo sem a previsão de uma data para o seu lançamento, os modelos de tela do iPhone 16 Pro e Pro Max devem ser os primeiros a terem um aumento de tela desde o iPhone 12 Pro e Pro Max de 2020, de acordo com o analistas de tela.

 

COMENTÁRIOS dos leitores