Os cinco países mais procurados para intercâmbios
O LeiaJá preparou uma lista com os destinos mais buscados através de intercâmbios
Intercâmbios são importantes para quem quer aprender ou praticar outro idioma. Além disso, estudar e trabalhar em outros países representam uma forma de mudança de vida para algumas pessoas. Diante disso, o Portal LeiaJá preparou uma relação com os cinco países mais procurados por brasileiros para intercâmbios, assim como, as cidades mais escolhidas.
A gerente de intercâmbio do Student Travel Bureau em Pernambuco, Marina Motta, explica que a escolha dos países permeia aspectos como idioma, clima, cultura e, principalmente, custo de vida e oportunidades de trabalho. De acordo com ela, o país mais procurado é o Canadá, seguido por Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. Espanha e França empatam na quinta posição.
Em cada país, algumas cidades recebem mais brasileiros. No Canadá, Toronto e Vancouver são os destinos mais comuns. Já nos Estados Unidos, a procura é geral. Não há um conjunto de cidades mais procuradas. A lista segue com Sidney (Austrália), Barcelona e Salamanca (Espanha) e Paris (França). No geral, o objetivo maior das pessoas que querem fazer intercâmbio é estudar e trabalhar fora.
Obter o visto é uma das exigências para que o intercâmbio seja realizado. Para quem pretende ir para o Canadá, Estados Unidos ou Austrália, a autorização para a viagem deve ser dada antes do embarque. Na Inglaterra, a pessoa pode viver sem visto por até seis meses. Na Espanha e na França, o estrangeiro fica por três meses sem o visto.
Marina Mota aponta, ainda, os aspectos que fazem desses países os mais procurados. “Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália são bastante procurados por causa do idioma inglês. Em relação à Inglaterra em si, além de ser o berço do inglês, é um país europeu, onde os estrangeiros, por conta da proximidade, podem visitar outras nações. Além disso, na Austrália, você pode trabalhar tendo apenas o visto de estudante", explica.
Um fato curioso exposto pela gerente é que o idioma francês é mais procurado do que o espanhol. “Por incrível que pareça, as pessoas preferem aprender mais francês, em comparação com o espanhol”, afirmou a profissional. Ainda de acordo ela, de todos os países, o Canadá é o que possui a melhor relação custo-benefício, incluindo vários pacotes de viagens e vivência no país.
No contexto de preparação para intercâmbios, a gerente destaca o que deve ser feito antes das viagens. “É necessário pesquisar sobre as opções. Se você não gosta de frio, por exemplo, - alguns lugares chegam a 30 graus negativos -, então vá para a Austrália, como opção de país tropical. Além disso, o lugar deve atender as suas expectativas e ser compatível com a sua realidade financeira”, frisa.