Comportamento do turista brasileiro em estudo

Pesquisa foi desenvolvida pelo Sebrae, em parceria com a CNTur

por Nathan Santos ter, 10/07/2012 - 15:02
Divulgação Dentre os questionamentos da pesquisa, estão quem faz o turismo no país, o que eles pensam e quais as principais reclamações Divulgação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Confederação Nacional do Turismo (CNTur), lançam, na tarde desta terça-feira (10), em São Paulo, um estudo sobre o turismo brasileiro. Dentre os questionamentos da pesquisa, estão quem faz o turismo no país, o que eles pensam, o que procuram, quais as principais reclamações, entre outros. O nome do estudo é "Perfil do Turista e dos Segmentos de Oferta – Comportamentos e Percepções", e o lançamento é no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera.



De acordo com a Agência Sebrae de Notícias, o estudo ocorreu com a ajuda da metodologia de focus groups, aplicada nas cinco regiões do país. Na pesquisa será possível encontrar informações sobre os consumidores de turismo, tanto sobre os destinos já consagrados, bem como sobre os lugares que ainda não têm tanta procura.



“A partir de informações por segmento, como feito na pesquisa, as percepções extraídas do olhar do consumidor são importantes para tornar os pequenos negócios turísticos mais competitivos. O estudo foi realizado com foco em preço, segurança, hospitalidade e gastronomia, por exemplo”, explica a gerente de atendimento coletivo de serviços do Sebrae, Ana Maria Coelho, conforme informações da Agência Sebrae de Notícias.



Dentre as boas ações que fortalecem a manutenção da clientela, a pesquisa aponta que receber bem o turista de negócios, por exemplo, é um dos fatores que fideliza e dinamiza as vendas de um determinado destino. Porém, de acordo com o estudo, a inflação indica a necessidade de transparência e adequação do produto ou serviços ao preço cobrado.



Com informações da Agência Sebrae de Notícias.

COMENTÁRIOS dos leitores