Empreendimentos que nasceram da amizade

Dividir orçamentos e mão de obra é uma das vantagens de juntar os amigos e montar o próprio negócio

por Samara Loppes dom, 29/07/2012 - 09:25
Reprodução/Internet Empreender tem se tornado o grande sonho de uma parte da juventude atual Reprodução/Internet

Alcançar o sucesso na carreira profissional e uma vida confortável não é tarefa apenas do ano de vestibular, no qual é decidida a profissão a seguir, mas também pode ser responsabilidade do espírito empreendedor, com novas ideias que conduzem a economia, tanto do País, como a da própria conta bancária. 

Esse espírito, no entanto, não “fisga” somente os grandes executivos, de nome no mercado, mas também pessoas comuns, que não conseguiram um emprego formalizado ou que sempre tiveram o plano de montar o próprio negócio. Empreender tem se tornado o grande sonho de uma parte da juventude atual, que já percebe os resultados nas aberturas de microempresas no cenário financeiro do Brasil. 

Mas para abrir o tão sonhado negócio é necessário planejar. E que tal fazer esse planejamento com amigos? Sucesso na certa! Foi o que aconteceu com um grupo formado por cinco primos, que sempre saíam para jogar futebol e no caminho de volta para casa sentiam falta de uma lanchonete no bairro. “Sempre que voltava do jogo com meus primos, Romening e Thiago, batia aquela fome. Não achávamos um lugar completo, com um bom atendimento, lanche rápido e saboroso. Foi aí que a gente teve a ideia de montar um negócio juntos”, conta Daniel Sabino. 

Cada um entrou com uma parte no orçamento e como mão de obra nos serviços diários. São esses fatores que estão fazendo os primos colherem elogios no bairro do Janga, onde é localizada a lanchonete Primus Lanches. “Com apenas um mês de funcionamento já estamos agradando a muitas pessoas. Isso nos faz ter a certeza que acertamos na hora de montar a lanchonete”, acrescenta Daniel.

E se alguém acha que o famoso provérbio inglês “amigos, amigos, negócio a parte” se encaixa no dia a dia dos primos, se enganou. “Estamos mais unidos a cada dia e somos assim também dentro da empresa, amigos antes de tudo”, explica Daniel.

Em outro bairro extremo, um empreendimento também vem mostrando que veio para ficar e que surgiu de uma grande amizade. “A história é longa. há quatro anos eu fazia segurança para uma casa de show e descobri que o dono, o espanhol Alberto Alija Gonzales, estava sendo roubado. Então fiz meu papel e o informei do fato. Foi aí que surgiu uma verdadeira amizade, que um pouco mais pra frente geraria um empreendimento”, conta Nerivaldo José da Silva, que também é formado em contabilidade.

Com a amizade estabelecida, os dois decidiram abrir uma petiscaria no bairro da Macaxeira, pois também notaram a falta de um local de lazer neste estilo na região. “Fizemos uma pesquisa de mercado e resolvemos abrir o bar há três meses, cada um entrou com metade no investimento”, explica.

Mas o espanhol Alberto decidiu voltar para a Europa e deixou o amigo no controle do empreendimento, o que não foi nenhum problema para Nerivaldo. “Nossa amizade continua a mesma, ele me ajudou bastante, conseguimos abrir a petiscaria. Quando ele me falou que tinha que ir embora, eu comprei a parte dele e tudo certo”, conta.

Nerivaldo, assim como os primos Daniel, Romening e Thiago, sempre gostaram de trabalhar com vendas. “Vendas e público sempre foi nosso ponto forte, por isso entramos de cabeça no empreendedorismo”, conta Daniel. “Desde os meus 13 anos eu trabalho no comércio, acho que está no sangue”, acrescenta Nerivaldo.

No quesito se manter, os dois empreendimentos já estão dando frutos, mas é bom lembrar que, na maioria dos casos, novos negócios só passam a dar lucros depois dos seis primeiros meses.

Se você ficou com vontade de juntar uma galera e abrir uma microempresa, é indispensável fazer uma pesquisa de mercado e ver qual tipo de negócio é mais adequado em cada região. Aos empreendedores é bom ficar atento às vantagens que abrir o próprio negócio pode ter. No Portal do Empreendedor estão disponíveis mais informações sobre o assunto.

Serviço:

Petiscaria Bar

Funcionamento: sexta a domingo sempre com música ao vivo

Sexta, a partir das 21h, com forró pé de serra

Sábado, a partir das 22h, com a banda Bali tocando todos os ritmos

Domingo, aberto às 15h, com pagode

Informações: 3072-3710 ou www.petiscariabar.com.br

 

Primus Lanches

Todas as noites, de segunda a domingo

 

COMENTÁRIOS dos leitores