Inep divulga novas regras da redação do Enem hoje (30)
Presidente afirmou que será instituída uma banca com três corretores específicos para a redação
O novo edital com as modificações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será publicado nesta segunda-feira (30). O anúncio foi feito pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, na última quinta-feira (26). As mudanças foram classificadas por ele como melhorias para tornar o processo seletivo ainda mais transparente em todo o país. O Ministério da Educação (MEC) anunciou, em maio, que criaria filtros mais precisos para avaliar a prova de redação dos candidatos.
Na última quinta-feira (26), o Inep divulgou que vai investir R$ 2 milhões em editais para promover estudos e discussões sobre correção de textos. Desde o início deste mês, o Inep está treinando 4.300 corretores de redação em todo o Brasil. “Esses professores, que já estão sendo capacitados, terão mais uma semana após a data de realização do exame para treinamento com o tema específico”, afirmou o presidente do instituto, Luiz Cláudio Costa, segundo a assessoria de imprensa.
Ainda de acordo com a assessoria, o presidente disse que será instituída uma banca com três corretores específicos para a redação. Isso, segundo ele, deve facilitar e reduzir o tempo de correção de uma das partes mais demoradas e complexas do exame. Além disso, haverá a redução para 200 pontos, na pontuação da redação, que anteriormente era de 1.300.
Além dessas mudanças, o Inep planeja criar e publicar um guia da redação para os participantes do exame nacional. “O intuito é tornar o processo ainda mais prático, ágil e transparente. Essas modificações vão permitir justamente o entendimento de todos sobre o Enem”, garantiu o presidente.