Estudantes da Obmep 2011 recebem prêmios de Dilma

Nesta edição, 18,7 milhões de alunos, oriundos de mais de 44 mil escolas públicas, participaram da competição educativa

por Nathan Santos ter, 28/08/2012 - 14:18
Roberto Stuckert Evento de premiação ocorreu no Rio de Janeiro Roberto Stuckert

O Rio de Janeiro foi palco, nessa segunda-feira (27), da premiação de 500 estudantes que participaram da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2011) e obtiveram medalhas de ouro. A presidente da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tiveram o papel de entregar os prêmios aos estudantes. Nesta edição, 18,7 milhões de alunos, oriundos de mais de 44 mil escolas públicas, participaram da competição educativa.



De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), foram premiados com a medalha de prata outros 900 alunos, além de 1.802 com bronze e 30 mil receberam menção honrosa. Ainda foram premiados os alunos que alcançaram melhores colocações nos estados e que não conquistaram a medalha de ouro.



A presidente Dilma enfatizou que a olimpíada tem um papel importante no apoio às ciências exatas. “Só vamos dar os necessários passos à frente quando conseguirmos generalizar esta vocação científica”, completou Dilma, segundo informações do MEC.



O ministro Aloizio Mercadante revelou que no ano de 2016 poderá ser realizada a primeira edição da olimpíada do conhecimento. Ele também destacou a possibilidade de integração dos calendários de todas as competições do gênero que existem no Brasil. “Estamos fazendo um esforço para integrar os calendários das 13 olimpíadas que acontecem no país”, explicou Mercadante, de acordo com ministério.



O pernambucano João Lucas Gambarra, de 17 anos, foi um dos estudantes que recebeu a medalha de ouro. Para Gambarra, a competição o ajudou na escolha da sua carreira profissional. “Ser medalhista ajudou a escolher minha carreira”, disse o jovem, que visa atuar com engenharia mecânica.



Edição 2012



Segundo informações do Ministério da Educação, a segunda fase da olimpíada deste ano ocorrerá no dia 15 do próximo mês, às 14h30. Devem participar do evento cerca de 900 mil estudantes.

COMENTÁRIOS dos leitores