Semana de novas atrações no Espaço Ciência

Visitantes podem conhecer o uso da nanotecnologia na agenda da SNCT

por Carlos Alberto Prado ter, 16/10/2012 - 13:46





Já estão abertas as oficinas e exposições no Espaço Ciência que fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A programação acontece durante todo o dia com exposições de Nanotecnologia e Química na construção da história, no pavilhão em anexo ao teatro do Espaço Ciência. 

Carolina Araujo, monitora do Espaço Ciência

A estudante de química da Universidade Federal Rural de Pernambuco e monitora do Espaço Ciência, Carolina Araujo, destaca a importância da mostra. “É muito legal ver como as crianças e os jovens se divertem com os assuntos abordados e aprendem de forma diferenciada.”, destaca Carolina.



Na área de nanotecnologia, os visitantes podem entender como é feita a produção de robôs tão pequenos, que segundo Carolina poderiam ser comparados ao tamanho de um metro dividido por um bilhão de vezes, além de literalmente experimentar como se comportam moléculas soltas no ar, com o aparelho que simula gravidade zero.

Já no espaço reservado para a química, o destaque é justamente a integração com a aula de história. Quem andar pelo espaço vai entender como a ciência está presente em tudo que se pode imaginar, até mesmo como guerras foram ganhas com o uso de simples combinação de elementos químicos.

Duas vezes por dia, acontece também o teatro científico, às 11h30 e 16h20. Ambos os horários são abertos a participação de escolas e interessados no assunto. Com muito humor, a equipe do Espaço Ciência apresenta experimentos químicos, discute a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e trocam informações com os participantes.

Os eventos da SNCT seguem até o dia 21 de outubro em todo o país. Em Pernambuco são 62 instituições promovendo a interação entre a ciência e a tecnologia no dia a dia das pessoas. A programação completa está disponível no site. Todos os eventos em todos os polos são gratuitos, contudo para alguns é necessário fazer a inscrição com antecedência.

COMENTÁRIOS dos leitores