UPE: veja como foi a prova de biologia

Professores encontraram questão com possibilidade de erro no gabarito

por Nathan Santos seg, 26/11/2012 - 16:43
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens Professor Ricardo Lobo comentou a prova de biologia Clélio Tomaz/LeiaJáImagens

“Uma prova bem feita”. Assim definiram a prova de biologia do Vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE) os professores Ricardo Lobo e Rodrigo Bacelar, do BJ Colégio e Curso. Eles avaliam como foram abordadas as questões da disciplina nesta segunda-feira (26).



“Prova madura, bem distribuída, tanto em relação aos assuntos abordados quanto ao nível de dificuldade. Com imagens claras e textos científicos, a prova privilegiou o bom aluno, exigindo bastante interpretação e bom senso”, descrevem os docentes. Eles destacaram a questão 17, que abordou a relação entre dengue e gripe suína, bem como a 26, que trabalhou a cirurgia bariátrica. “Também vale a pena citar a questão 21, sobre evolução direcional, que exige a interpretação do texto e relacioná-lo com o gráfico. É claro que há questões que decepcionam como a 22, pedindo a quantidade de bases nitrogenadas. Faltou contextualização e criatividade para ela”, completam.

Os professores encontraram erros na prova. A banca pode dizer que o erro está na linha em ser contínua, mas isso seria preocupante porque aparentaria ser uma “pegadinha”. E a questão 31, que fala sobre relações ecológicas. O texto usa expressões dúbias que levam a pensar mais em protocooperação (letra B) do que mutualismo (letra A).

COMENTÁRIOS dos leitores